CI

Agro, inovação e sustentabilidde


Amélio Dall’Agnol

A posição de destaque que o Brasil ocupa no cenário global tem muito a ver com os avanços do agronegócio. O país era importador de comida na década de 1970 e, em 2021, figura como o segundo maior exportador de alimentos, previsto para assumir a liderança ainda no correr desta década, ultrapassando os Estados Unidos. Mas essa conquista não se deu por acaso. Foram os desenvolvimentos tecnológicos que transformaram o Cerrado, uma savana tropical improdutiva, desabitada e desprestigiada, e que foi transformada no principal centro produtor brasileiro de grãos, fibras e carnes, adaptando culturas, como a soja, para as exigências desse desvalorizado ecossistema. Aliado a isso, dinâmicos e ambiciosos agricultores incorporaram aos seus processos produtivos tecnologias como o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta, o manejo integrado de doenças e pragas, a inoculação e coinoculação, entre outras, além de melhorarem a gestão de suas propriedades. Como resultado, o agro no Brasil deslanchou e sua eficiência produtiva chama a atenção do mundo.

Integração Lavoura e Pecuária. Crédito: Breno Lobato.

Mas, e agora, José? Como o agro pode continuar evoluindo de forma sustentável? Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A natureza exige compensações para seguir provendo os recursos que o homem precisa para produzir e continuar se alimentando! A sustentabilidade nas atividades agrícolas demanda práticas de preservação ambiental, adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo. É a busca pelo equilíbrio entre a natureza e a produção.

A Organização das Nações Unidas estima que a população mundial atingirá cerca de 10 bilhões de pessoas, em 2050. Quem alimentará esse enorme contingente de humanos e que continua crescendo? Certamente será o agricultor. Mas ele precisará fazê-lo com o mínimo impacto sobre a natureza, pois a sociedade está cada vez mais crítica sobre os potenciais danos ambientais que a agricultura pode causar.

Para vencer esse desafio os produtores rurais precisarão, mais do que nunca de tecnologia, que possibilite aumentar a produtividade das lavouras sem causar danos ao ambiente. Precisam produzir sustentavelmente ou as futuras gerações não terão recursos naturais para explorar e alimentar-se. Nesse cenário os insumos biológicos, em franco desenvolvimento no Brasil e no mundo despontam como um ferramental importante na conquista de uma produção de baixo impacto ecológico. O agricultor precisa estar antenado com o presente, mas com os olhos voltados para a necessidade de garantir a segurança alimentar de gerações futuras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.