CI

Brasil, um jovem país com imensa responsabilidade alimentar/mineral/energética mundial e altíssimo potencial para todos


Climaco Cezar de Souza

Somos uns Pais muito jovem (somente 517 anos) e ainda com ótimas oportunidades para parcerias externas, sobretudo se Cooperativas. Temos, em conjunto, um importante papel de bem alimentar, de energizar (muitas energias já limpas) e de construir (aço e outros minerais estratégicos) um novo Mundo muito mais igual e mais justo e para todos.
 
Como potencial agropecuário - para fomentar e bem abastecer o agronegócio completo (cadeias completas desde os insumos mais as produções até os processamentos, vendas internas e exportações) - ainda temos mais 310 milhões de hectares a plantar, sendo pelo menos 100 milhões de hectares de terras antigas e já degradadas pela pecuária extensiva e a reconveter de forma urgente para áreascom lavoura-pecuária-florestas (tecnicas novas e inéditas da EMBRAPA), mais cerca de 250 milhões de hectares de novas terras agrícolas a plantar de modo sustentável, isto é, sem nenhum dano ambiental incontrolável ou não-mitigável (ainda só cultivamos cerca de 95 milhões de hectares totais). Também temos cerca de 350 mil indústrias totais (cerca de 60% de agroindústrias e processadoras) a dinamizar para agregar valor, renda para todos e muito emprego.
 
Já de potencial mineral, como exemplo já tem reservas brutas estimadas de 80 bilhões de t. somente de minério de ferro (29 bilhões de t. já identificadas e prontas para extrair, cerca de 11,0% do total mundial) para uma extração anual bruta atual de apenas 530 milhões de t (ou seja, com possível exploração mínima por mais 160 anos).
 
Assim, além de nossa área agrícola gigante disponível mais de nossas imensas reservas atuais de petróleo total, nós detínhamos, em 2014, as seguintes participações nas reservas mundial minerais conhecidas, segundo a USGS:
 
- 98,2% do Nióbio;
- 50,0% da grafita natural (do  novo e revolucionário grafeno);
- 33,8% do Tântalo (base coltan = estratégico nuclear e energético);
- 18,5% da Barita (bário);
- 18,3% do manganês;
- 17,4% das terras raras (estratégicas nuclear e energéticas);
- 14,7% do níquel;
- 14,0% da Magnesita (magnésio);
- 13,8% do talco e pirofilita (mistura hidratada de silicato de magnésio com silicato de alumínio, altamente demandada na indústria);
- 11,9% da hematita (minério de ferro riquíssimo);
- 10,1% da vermiculita (tipo água solida expansível para vapor);
- 9,2% do alumínio;
- 9,2% do estanho.
 
CONCLUINDO: O QUE MAIS NOS DÁ ORGULHO E ESPERANÇA É VERMOS VIDEO COMO O DO LINK A SEGUIR (também em português):

https://www.youtube.com/watch?v=tfPkdTO4nNQ

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.