CI

DICAS DE GESTÃO_3


Rogério de Melo Bastos
Dica de hoje: REGISTRO DE CAIXA.
Nenhum tipo de organização, seja ela qual for, nem mesmo as pessoas físicas podem prescindir deste importantíssimo registro.
O caixa que me refiro para controle é o montante dos recursos financeiros que a empresa movimenta, tanto em bancos como dinheiro em espécie mesmo. O caixa global da empresa.
Para quem ainda não dispõe de um registro sistematizado de caixa e pretende implantar esta poderosa ferramenta, siga os passos a seguir:
REGISTRO DE CAIXA – MODELO SIMPLIFICADO:
Dados para registro: Data do pagamento ou recebimento, descrição sucinta do movimento de pagamento ou recebimento, Valor em R$ na coluna da entrada ou da saída.
Faça este registro num caderno, faça as colunas, ou compre em papelarias modelos prontos. Ou faça uma planilha eletrônica (Excel)ou  outro aplicativo e crie as colunas para cada dado do lançamento.
Benefícios imediatos ao sistematizar estas informações: Saber o montante de entradas e saídas num determinado período. Saber o saldo do período. Saber de onde vieram e para onde foram os recursos.
REGISTRO DE CAIXA – MODELO EXTRATIFICADO:
Este modelo é para quem usa várias contas bancárias e pretende controlar cada uma das contas. Procedimento de registro dos dados semelhante ao primeiro, usando um livro, ou um arquivo eletrônico para cada conta bancária.
Benefícios imediatos ao sistematizar estas informações: Idem ao primeiro modelo, agora por conta bancária, além do saldo disponível em cada uma.
REGISTRO DE CAIXA – MODELO GERENCIAL:
Este modelo, como o próprio nome sugere, serve para o gestor fazer o gerenciamento dos recursos financeiros da empresa. Ele é simplificado e concentrado numa única ferramenta, ou seja, toda a disponibilidade da empresa considerando toda as contas bancárias. Sua função é gerencial mesmo. O que menos importa neste caso é o quanto e onde estão disponíveis os recursos em cada banco. O que mais importa é o montante disponível.

Os dados para um registro são em um número um pouco superior para que seja possível obter as informações gerenciais e que auxiliarão o gestor na tomada de decisões.
Para tanto são necessários os seguintes dados para cada registro ou lançamento: Iniciamos com os já sugeridos nos modelos anteriores. Após deve-se criar uma nomenclatura de contas tanto para as entradas quanto para as saídas.
O que são contas? Contas são os nomes dados aos itens de Entradas e Saídas, ou seja, toda entrada ou saída de dinheiro se refere a alguma coisa. Esta “coisa” receberá um nome e tornar-se-á uma conta. Simples né?
Agora os registros ou lançamentos já possuem os seguintes dados:
Data, descrição sucinta do movimento, Valor nas colunas Entradas ou Saídas e conta;
Sugerimos pelo menos mais um dado aos registros ou lançamentos a fim de que o registro torne-se uma informação gerencial mais ampla. Centro de Custos, ou seja, a qual setor, departamento ou atividade da empresa que se refere o movimento financeiro de entrada ou saída.

Após a inclusão desde dado, um registro ou lançamento possui a seguinte série de dados:
Data, descrição sucinta do movimento, Valor nas colunas Entradas ou Saídas e conta, Centro de Custo.
Sendo assim, o registro de caixa gerencial, o gestor terá condições de tomar decisões fundamentadas em dados e fatos do negócio.
Benefícios imediatos ao sistematizar estas informações:
Saber o montante de entradas e saídas num determinado período. Saber o saldo do período. Saber de onde vieram e para onde foram os recursos.
Obter total controle e gerenciamento sobre as entradas e saídas de recursos.  Quanto aos custos, terá o gestor uma poderosa ferramenta para gerenciá-los. Quanto aos negócios poderá saber quais atividades tem o melhor resultado financeiro.
Caro amigo produtor/empresário rural, veja quais as informações financeiras você está precisando no momento, para garantir uma tranquila gestão do caixa, escolha o modelo e mãos à obra. Faça você mesmo.
Sucesso e bom trabalho!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.