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DICAS DE GESTÃO_5 (DESEMPENHO ECONÔMICO)


Rogério de Melo Bastos
Dica de hoje: DESEMPENHO ECONÔMICO.
Após a abordagem das quatro dicas de gestão anteriores, desta série, cujo viés foi o financeiro, bem como os custos para produzir as quais espero que os gestores, empresários rurais já tenham iniciado o processo de controle, ficará bem mais fácil compreender a gestão do desempenho econômico da empresa rural.

O resultado de caixa não explicita necessariamente o resultado econômico de um determinado empreendimento. É possível que uma empresa apresente um demonstrativo de caixa, referente à um determinado período de tempo, com saldo positivo e o seu desempenho econômico neste mesmo período tenha sido negativo, e vice e versa.
Então como proceder para obter tal informação? Quero apresentar uma forma bem simples e que o empresário rural poderá dispor de uma poderosa ferramenta de análise de desempenho do seu negócio, considerando todas as atividades envolvidas e exploradas durante um determinado período de tempo em seu empreendimento. Trata-se do Balanço Patrimonial. Em um Balanço Patrimonial temos a informação do conjunto de todos os Bens, Direitos e Obrigações de uma empresa. Não há necessidade de ter conhecimentos contábeis para que o empresário elabore o seu Balanço Patrimonial de forma simplificada. Um balanço patrimonial demonstra a situação econômica e financeira da empresa num determinado momento.
Vamos ao procedimento simplificado:
  • Liste em forma de inventário a relação de todos os bens e direitos (dinheiro disponível, aplicações financeiras, estoque de produtos e/ou animais destinados à venda, valores a receber de todos os negócios realizados até a presente data, insumos estocados para produção, animais de produção, (matrizes e reprodutores), veículos, máquinas, implementos, equipamentos, benfeitorias e construções e terras) destinados ao negócio.
    Atribua um valor para cada bem, considerando o seu respectivo estado de conservação. Dica: Para atribuir o valor dos bens considere o valor de liquidez, ou seja, por quanto é possível vender tal objeto, ou melhor, quanto você pagaria por tal objeto?
    Some o valor total de todos os bens e direitos inventariados nesta lista. Não esqueça de informar a data do levantamento patrimonial.
    Liste em forma de inventário a relação de todas as obrigações (compromissos financeiros a pagar de negócios realizados até a presente data: Fornecedores de insumos e serviços, Saldo devedor de todos os financiamentos de custeio, Investimentos e prorrogações eventualmente existentes).
    Some o valor total de todas as obrigações.
    Após o somatório de todas as obrigações, faça apenas uma operação de aritmética: Total da Relação dos Bens e Direitos menos total das obrigações. O resultado desta operação é o valor dos recursos próprios utilizados na empresa, ou o Patrimônio Líquido.
Até o presente momento, após estes procedimentos temos um conjunto de dados que ao analisar criticamente e interpretá-los corretamente teremos uma série de informações sobre o negócio.
  1. O somatório da lista dos bens e direitos representam o investimento realizado na empresa até o presente momento, ou o Ativo, como se vê nos balanços patrimoniais formais;
    O somatório da lista das obrigações e o valor do patrimônio líquido recém encontrado representam as origens dos recursos investidos na empresa até o momento, ou o Passivo, como se vê nos balanços patrimoniais formais; Desta forma, como se vê, as origens de recursos podem ser de terceiros, representadas pelas obrigações (todas as dívidas) e/ou próprias representadas pelo patrimônio líquido.
    Quanto às origens de recursos podemos avaliar o quanto há de participação de recursos de terceiros e próprios no empreendimento.
    Quanto às aplicações podemos observar o quanto do investimento são de recursos que fazem parte do capital de giro ou capital imobilizado no empreendimento.
    O Valor do Patrimônio Líquido encontrado neste primeiro levantamento patrimonial (Bens, direitos e obrigações) indica o resultado acumulado da empresa em todo o tempo de exploração do empreendimento. Para saber o resultado de um determinado período de exploração, há que se repetir todo o procedimento de levantamento patrimonial e comparar os valores do patrimônio líquido do período inicial com o do período final. Pois todas as operações da empresa, tais como, custos de produção, vendas, aquisição e/ou venda de outros bens, amortização e/ou liquidação ou contratação de novos empréstimos, tudo isto acaba refletindo no patrimônio líquido. Logo, a variação do patrimônio líquido é que informa qual foi o real desempenho econômico do período. Lucro ou prejuízo e este valor deve ser medido em números relativos, ou seja em percentual. Este valor em percentual informará ao empresário em quanto está o crescimento da empresa, ou seja, a viabilidade econômica do negócio, considerando todas as atividades exploradas no período.     
 
 
Na próxima dica de gestão, vamos auxiliá-lo a estruturar todas estas informações contidas no levantamento patrimonial num Balanço Patrimonial mais formal e ajudar a interpretar as informações preciosas que podemos extrair de um balanço patrimonial, tais como,: Capital Circulante Líquido, Índices de liquidez, grau de endividamento, grau de imobilização entre outras. Aguarde...
Caro amigo produtor/empresário rural, veja quais as informações financeiras você está precisando no momento, para garantir uma tranquila gestão de custos na sua empresa. Mãos à obra. Faça você mesmo.
Sucesso e bom trabalho!

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