A cada quatro anos ela aparece. E mesmo quem não gosta de futebol, nessa época, se junta aos amigos para acompanhar — nem que seja pelo feriado ou pelo churrasquinho! É a Copa do Mundo de futebol! Em 2002 fomos Penta e, agora em 2026, completaremos 24 anos atrás do tão sonhado Hexa. Esperança não é a palavra que me define, mas é claro que vou acompanhar de perto!
Mas e aí? Qual a diferença do Penta para o Hexa no Agro? O que avançamos nesses últimos 24 anos?
Enquanto a Seleção Canarinho tenta o sexto título em campo, as nossas lavouras já alcançaram marcas históricas. Os números do IBGE mostram que o Agro brasileiro jogou um futebol de mestre nas últimas duas décadas:
- Área Plantada: Em 2002, tínhamos cerca de 12 milhões de hectares plantados com milho e 16 milhões com soja. Em 2026, a estimativa é que sejam 23 milhões de hectares de milho (91% a mais) e 48 milhões de soja (200% a mais)!
- Produção: Saltamos de 36 milhões de toneladas de milho e 42 milhões de soja em 2002 para estimativas impressionantes em 2026: 138 milhões de toneladas de milho (283% de aumento) e 174 milhões de soja (314% de aumento)!
- Produtividade: O milho dobrou a produtividade no período, indo de 3.000 kg para 6.000 kg por hectare. Já a soja saltou de 2.600 kg/ha para 4.100 kg/ha.
Nada disso aconteceu por acaso. Tecnologia, genética, plantio direto, biotecnologia, financiamento, abertura de mercados, manejo mais eficiente e profissionalização do produtor rural transformaram o Brasil em uma potência agrícola mundial.
É claro que quero o Hexa, mas no campo, temos muito a comemorar!
Vou parar por aqui para não perder o início da Copa, mas uma coisa é certa: nos campos do Agro, o Hexa já é nosso faz tempo!
Minha dica ao Ancelotti era visitar o nosso Agro e ver como um trabalho de equipe pode fazer toda a diferença!
Um forte abraço e boa Copa a todos!
Informações detalhadas do IBGE podem ser obtidas abaixo: