CI

Não se deve frear o desenvolvimento


Amélio Dall’Agnol

Cientistas, mundo afora, comprovaram a inocuidade dos OGM já lançados no mercado, por meio de estudos conduzidos em laboratório e a campo. Mesmo assim, não parece que esse esforço tenha convencido a todos, pois alguns cidadãos persistem na dúvida e divulgam notícias condenando os OGM, atribuindo-lhe potenciais efeitos maléficos à saúde de humanos, animais ou ao meio ambiente e assustam potenciais consumidores menos esclarecidos.

Os produtos transgênicos são uma conquista sem volta da ciência, dados os benefícios inquestionáveis que trouxeram e trazem à produção de alimentos e de medicamentos, comprovados por milhões de consumidores, mundo afora. Impossível ignorá-los. Só a área utilizada para a produção de grãos transgênicos já supera os 180 milhões de hectares no mundo.

Além das manifestações frequentes dos cientistas da área da biotecnologia veiculadas pela mídia em favor do consumo de OGM, em 30 de junho de 2016 foi a vez de 110 ganhadores de Prêmio Nobel, reunidos na capital dos Estados Unidos, repetirem o gesto a favor dos produtos transgênicos, solicitando a organizações, como o Greenpeace, que freiem sua intolerância aos OGMs. Com a assinatura dos 110 laureados, foi divulgado um documento lastimando a posição dos críticos dos OGM e pedindo que reconheçam os pareceres da comunidade científica e abandonem a campanha contra esses produtos, considerada anticientífica e prejudicial ao desenvolvimento humano.

O manifesto reforça o que a comunidade científica e as agências reguladoras têm reconhecido repetidamente, que os alimentos melhorados pela biotecnologia são tão seguros quanto os desenvolvidos por meios convencionais. 

Talvez já seja tempo para que os cidadãos que ainda têm dúvidas sobre as consequências do uso de OGM se convençam dos benefícios que eles trouxeram, trazem e ainda trarão à humanidade e manifestem seu apoio, reconhecendo que o tempo é testemunha da sanidade dos OGMs. 

“Ao longo de 20 anos de adoção e consumo global de transgênicos, período em que esses produtos foram rigorosamente testados e aprovados, jamais houve registro de qualquer prejuízo que esses alimentos tenham causado à saúde humana, animal ou ao meio ambiente”, declarou a Diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia do Brasil.

Já é tempo para que todos reconheçam os benefícios reais e potenciais dos OGM, sem medo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.