CI

O diplomático


Vinícius André de Oliveira

Acho um pouco desconfortável falar em primeira pessoa ainda mais para falar de perfil pessoal e profissional. Mas, é com boa intenção então resolvi arriscar. Não raramente sou chamado de diplomático por quem convive comigo, principalmente, no trabalho. E isso se deve ao fato de que tento sempre ser resolutivo nos problemas cotidianos e não vejo outra forma senão através da diplomacia. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que não vejo possibilidade de resolver nada, mesmo que exclusivamente da minha área, sem depender de outros setores e pessoas. Muitos tentam resolver situações difíceis e que demandam muita energia através do medo, outras através da força e outras simplesmente esperam que tudo se resolva sozinho.

Não vejo nenhuma dessas opções como ideal. A última por óbvio não resolve nada e frustra todas as partes. As duas primeiras podem até alcançar o objetivo e apresentar uma resposta final, mas sempre deixam feridos pelo caminho. 

Mas, então o que significa resolver as coisas de forma diplomática? O diplomático é aquele capaz de enxergar a necessidade maior e traçar um plano envolvendo todos à sua volta demostrando a importância da participação de cada um. É aquele que sabe avaliar as questões de forma crítica, perceber as variáveis em jogo em cada situação e propor a salvaguarda do interesse coletivo. É imprescindível se desprender da tendenciosa busca natural de dar maior relevância às suas próprias causas, do olhar míope e egoísta de priorizar a sua área ou da recalcitrância em nome de supostos valores que no final das contas seriam preservados de qualquer maneira. Isso é ser diplomático. 

Mas, como não sou diplomata de fato, e sim economista - embora goste muito da referência - complemento minha linha de atuação na vida e não somente no trabalho, sempre levando em consideração os custos envolvidos em cada momento sejam eles monetários, políticos ou de relacionamento, buscando maximizar o resultado minimizando os custos. Ao longo dos anos o balanço tem se demonstrado positivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.