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Dia do pecuarista: a importância da marca na pecuária


Talís Maciel
*Por Talís Maciel em parceria com Dennis Ojeda, especialista em registro de marcas e patentes da Cesar Peres Propriedade Intelectual
Na data em que se comemora o Dia do Pecuarista, 15 de julho, é importante lembrar a importância da marca no setor pecuário.
Ao falarmos nisso, logo vem à mente a ideia de um símbolo, um sinal, um emblema, uma identidade, e a marca é exatamente isso, um sinal distintivo, cuja finalidade é identificar produtos, serviços ou para servir como atestado de conformidade com determinadas normas.
A marca é um dos principais ativos de uma empresa e pode ser considerada como um de seus maiores patrimônios. Isto porque é através da marca que a atividade de seu titular será identificada, em estreita relação com o comércio. 
Em tempos de mercado acirrado uma marca consolidada e um bom trabalho de marketing serão diferenciais para o crescimento e o sucesso da criação de animais.
Por exemplo, no segmento de pecuária de corte, a marca visa identificar a origem dos produtos, bem como passar ao consumidor uma imagem de qualidade e nobreza, de forma a distinguir a carne oferecida de outras idênticas, semelhantes ou afins, porém, de origem diversa.
O consumo de carnes nobres vem aumentando e o consumidor está cada vez mais exigente. Questões como o bem estar animal, emissão de gases e cuidados com o meio ambiente também são assuntos sempre em pauta e podem impactar na escolha racional dos consumidores deste segmento.
Sendo assim, independente do tipo de pecuária, mostra-se fundamental um registro de marca desde o início da cabanha, ainda que o plantel esteja começando, pois, quando o criador estiver com animais de alta qualidade, exemplos de genética, a marca já será conhecida e terá preferência no mercado.
Aliás, a prática profissional nos permite dizer que, no âmbito do universo empresarial, muitas vezes, é mais fácil copiar a marca de outrem, principalmente, as denominações que estão em maior evidência no mercado, a criar uma própria. E para que os seus negócios estejam protegidos e os direitos, no campo da propriedade industrial, garantidos, é aconselhável que o empresário/produtor/criador faça o registro no órgão responsável, que apesar de não ser obrigatório, garante direitos específicos a seus produtos, a fim de otimizar resultados futuros. 
O registro fornece mais segurança na atuação no mercado, além de viabilizar transações comerciais nas quais a sua marca acaba sendo o maior objeto de negociação. Além de agregar muito mais confiança e credibilidade ao seu negócio, existem 03 vantagens, em especial, para quem registra:
1-O titular impede que outras pessoas utilizem a sua marca (estratégia usada principalmente em médias e grandes empres
2-O titular se garante contra proibições de usar a marca (estratégia usada principalmente por pequenas empresas);
3-O titular poderá aumentar sua renda através de royalties de licenciamento, franquia, mesmo no setor rural, ou venda da marca.
Enfim, uma boa marca, devidamente registrada em todas as categorias pertinentes, impulsionará os negócios, presentes ou futuros, na medida em que o produto/animal será valorizado na hora da venda, despertando a credibilidade dos compradores perante o mercado. Quanto mais empreendedora uma criação, maior o ganho do criador.  

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