CI

Técnico Agrícola – Que profissão é essa?


Opinião Livre

Luana Larissa de Souza Amorim*, Nicolly Gonçalves Sarturi Oliveira*, Wesley Rodrigues Leitão* Priscila Gonzales Figueiredo*

* IFMS-Campus Naviraí.

A agropecuária é a junção entre as atividades agrícolas (produção de alimentos e matérias primas de origem vegetal) e a pecuária (criação de animais para o mercado consumidor). O profissional agrotécnico é um graduado técnico de ensino médio, e responsável por prestar assessoria técnica na produção agrícola, comercialização e biossegurança (procedimentos e normas técnicas). O curso de formação da profissão prepara os alunos para um mercado que responde por aproximadamente 22% do PIB nacional.

A atuação do professional é ampla e versátil. Os técnicos agrícolas podem trabalhar em empresas públicas e privadas como pessoal assalariado ou autônomo. No setor privado, os técnicos são geralmente empregados no agronegócio, indústrias de alimentos e bebidas, lojas e cooperativas agrícolas e laboratórios de análises. No setor público, geralmente são contratados por agências de fiscalização sanitária ou instituições de pesquisa. Além disso, o profissional também pode atuar na administração de imóveis empresariais e rurais, bem como representantes comerciais de produtos agrícolas.

Os profissionais técnicos agrícolas, nas suas 54 diferentes modalidades, são confederados em associações que regulamentam e fiscalizam a classe profissional, são elas - a FENATA (Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas), CFTA (Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas) e no Mato Grosso do Sul, a SINTAG-MS (Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Mato Grosso do Sul). De acordo com o CFTA, para exercer a profissão os técnicos devem estar com a anuidade em dia junto ao Conselho.

A anuidade se trata de uma tributação paga anualmente pelo profissional para que possa exercer a profissão legalmente. O profissional, com diploma de técnico agrícola, que queira exercer sua profissão deve se registrar no CFTA, órgão que foi instituído pela Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018, e é responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Técnico Agrícola.

O valor da anuidade em 2021 é de R$ 230,00, mas pode variar devido a alguns fatores. Por exemplo, profissionais que tenham graduação há menos de um ano, pagam metade do valor, já os profissionais com mais de 65 anos de idade tem descontos de 70%. Os profissionais contam com o piso salarial de R$ 2.500,00, conforme deliberado pela FENATA durante o VII Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas.

FONTE

CFTA- Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas. Disponível em: https://www.cfta.org.br/. Acesso em 20 ago. 2021.

FENATA – Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas. Disponível em: http://fenata.com.br/site/index.php. Acesso em 20 ago. 2021.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.