“Absurdo” Brasil não ser autossuficiente em adubo: Kátia Abreu
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
KÁTIA ABREU

“Absurdo” Brasil não ser autossuficiente em adubo: Kátia Abreu

"Sem comida não se vive, não podemos fingir que nada está ocorrendo”, disse a senadora
Por: -Leonardo Gottems

É “um absurdo” o Brasil, nas condições que possui, ter dependência externa de fertilizantes. Essa é a opinião da presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional CRE, senadora Kátia Abreu (PP-TO), que participou essa semana de audiência pública com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França.

“É impressionante a hipocrisia aqui em torno dos fertilizantes. Temos água, solo, temperatura e tecnologia de ponta, mas não podemos produzir fertilizantes. Impomos uma insegurança alimentar monstruosa a nós mesmos ao não termos o principal insumo, que é jogar tudo na terra com a tecnologia que possuímos, mas sem fertilizantes. O ambientalismo é chave para o Brasil, mas desconsiderar a autonomia nos fertilizantes é complicado. Sem comida não se vive, não podemos fingir que nada está ocorrendo”, disse a senadora.

De acordo com a Agência Senado, por iniciativa de Kátia Abreu, a CRE realizará uma audiência pública em breve sobre a questão dos fertilizantes, buscando reunir representantes do governo e da sociedade civil. Ao responder à senadora, Carlos França destacou que, além de abrir a janela de negociações com o Irã, o Brasil também vem negociando a compra de excedentes de fertilizantes do Canadá, da Nigéria e do Marrocos.

Confira mais informações sobre as negociações com o Irã, que pode se tornar uma alternativa para o Brasil ao corte no fornecimento de fertilizantes da Rússia. Para saber mais, CLIQUE AQUI: Brasil negocia mais acesso a fertilizantes do Irã com EUA.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.