CI

“Arroz dourado é igual ao comum, mas melhor”, dizem Filipinos

O "arroz dourado" é como o arroz normal, mas enriquecido com beta-caroteno


Foto: Marcel Oliveira

Em uma degustação cerimonial realizada no Instituto Filipino de Pesquisa do Arroz do Departamento de Agricultura (DA-PhilRice), um painel de reguladores e especialistas, incluindo o Secretário de Agricultura do país, Dr. William Dar, preferiu o arroz dourado (geneticamente modificado para ter pró-vitamina A) versus arroz branco comum por seus benefícios para a saúde. 

“Tem o mesmo cheiro e gosto de arroz normal, exceto pela cor amarela. Mas vou escolher 'arroz dourado' em vez de arroz branco, porque tem mais benefícios para a saúde. " " Kung sana noong bata pa ako ay meron na nito, sana mas malusog pa ako " , traduzido do tagalo: "Se eu tivesse quando era jovem, teria sido mais saudável", disse o secretário de Agricultura das Filipinas, William Dar, durante o arroz evento de degustação no âmbito da inauguração do Centro de Biotecnologia de Culturas da Secretaria da Agricultura (DA-CBC). 

A deficiência de vitamina A (VAD) é a principal causa de cegueira evitável e contribui para o atraso no crescimento e a desnutrição em crianças de até cinco anos de idade. O VAD enfraquece a resistência do corpo a doenças e infecções e pode até levar à morte se não for tratado.  

Nas Filipinas, a incidência de VAD continua sendo um grande problema de saúde pública, afetando quase 17%, ou 2 milhões de crianças filipinas com menos de cinco anos, de acordo com a Pesquisa Nacional Expandida de Nutrição de 2018 do Departamento de Ciência e Tecnologia. - Alimentos e nutrição. Instituto de Pesquisa (DOST-FNRI). 

O "arroz dourado" é como o arroz normal, mas enriquecido com beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A conforme a necessidade. O beta-caroteno também é encontrado em vegetais de folhas verdes e amarelas. O aumento do consumo de "arroz dourado" pelas famílias filipinas melhoraria suas necessidades dietéticas e nutricionais, disse Romero. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.