CI

“Dieta do milho” pode ter contribuído para o colapso Maia

Civilização antiga apostou em somente um tipo de cultivo


Um aumento na preferência da elite maia por uma dieta à base de milho pode ter tornado a população mais vulnerável à seca, contribuindo para seu colapso social. É isso que aponta o estudo "O papel da dieta na resiliência e vulnerabilidade às mudanças climáticas entre as comunidades agrícolas primeiros nas planícies maias", publicado na revista Current Anthropology  por Claire Ebert, Julie Hoggarth, Jaime Awe, Brendan Culleton e Douglas Kennet. 

"A expansão da população e a degradação ambiental antropogénica por intensificação da agricultura, juntamente com as preferências alimentares socialmente condicionados, resultou em um sistema menos flexível e menos resistente," escreve Ebert. "Entender os fatores que promovem a resiliência no passado pode ajudar a mitigar o potencial para mudanças repentinas e dramáticas similares em nosso mundo moderno cada vez mais interconectado”, completa. 

O estudo foi realizado usando os restos de 50 tumbas humanas da antiga comunidade maia de Cahal Pech. Usando radiocarbono AMS, Ebert e seus colegas determinaram a idade de enterros humanos encontrados, tanto como local de núcleo de assentamentos circundantes. Esses enterros datam do período pré-clássico médio, entre 735-400 aC e tão tarde quanto o clássico terminal, entre aproximadamente 800-850 dC. 

Para enterros que datam do clássico e do pré-clássico que representam os primeiros habitantes de Cahal Pech, os resultados de Ebert sugerem que ambas as elites e plebeus tinham uma dieta diversificada que, além de milho, incluindo plantas e animais selvagens adquirida através da caça. Ebert sugere que essa diversidade de alimentos forneceu um amortecedor quando uma seca de vários séculos impactou as terras baixas de maio entre 300 e 100 aC.  

"A resistência dos sistemas sociais complexos em Cahal Pech do pré-clássico com a clássica adiantada dependia em parte de uma estratégia de sobrevivência que ajudou a absorver grandes impactos sobre a produção de alimentos a partir do milho no contexto da seca”, Escreve Ebert. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.