CI

“Túnel de vento” 100% brasileiro pode aliviar deriva

“Adjuvantes têm por função agregar efeitos como espalhante, umectante e penetrante"


Foto: Divulgação

Um dispositivo brasileiro desenvolvido pelo programa Adjuvantes da Pulverização e chamado de “túnel de vento” é capaz de aliviar a deriva de agroquímicos como herbicidas, fungicidas, inseticidas e acaricidas. Ele é capaz de produzir resultados semelhantes aos obtidos com os modelos importados de última geração, que valem acima de US$ 1 milhão.

O projeto explica que deriva remete a uma quantidade de agroquímico que “escapa” do alvo de uma aplicação, no ato da pulverização. Vários fatores ocasionam esse fenômeno, desde a ação do vento até o acréscimo de adjuvantes inapropriados à calda da pulverização de um agroquímico, segundo explica o coordenador do programa Adjuvantes da Pulverização e pesquisador Hamilton Ramos.   

“Adjuvantes têm por função agregar efeitos como espalhante, umectante e penetrante. Produtos de baixa qualidade e funcionalidade não comprovada causam deriva e trazem problemas ambientais, agronômicos e à saúde do trabalhador rural, entre outros”, exemplifica Ramos. Segundo ele, o túnel de vento do programa representa um avanço ao conhecimento atrelado à relação entre adjuvantes e deriva. “Simplificado em sua estrutura de engenharia, o equipamento possibilita análises altamente confiáveis e a custo acessível.”

De acordo com Ramos, as principais características do túnel de vento são o formato cilíndrico diâmetro de aproximadamente 1 metro e 8,40 m de comprimento. “Estão acoplados ao equipamento pontas de pulverização e também um reservatório, para armazenagem da calda de pulverização e do adjuvante, além de um mecanismo para ‘aspiração’ dos produtos em estudo e a medição de deriva”, diz o projeto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.