CI

1º relatório do clima da Índia acende alerta, diz governo

O relatório descreve as mudanças observadas e as projeções futuras


Foto: Marcel Oliveira

Um novo relatório do governo da Índia revela que a mudança climática local é influenciada não apenas pelo aumento de gases de efeito estufa, mas também pelo aumento da poluição do ar e pelas mudanças locais no padrão de uso da terra. O relatório avisa que as rápidas mudanças no clima da Índia colocarão crescente estresse nos ecossistemas naturais do país, produção agrícola e recursos de água doce, além de causar danos crescentes à infraestrutura e à economia. 

O Ministério das Ciências da Terra (MoES) afirmou que a 'Avaliação das Mudanças Climáticas na Região Indiana' é a primeira tentativa de documentar e avaliar as mudanças climáticas em diferentes partes da Índia. O relatório descreve as mudanças observadas e as projeções futuras de precipitação, temperatura, monção, seca, nível do mar, ciclones tropicais e eventos climáticos extremos. 

De acordo com o relatório, a temperatura média da Índia aumentou cerca de 0,7 ° C entre 1901–2018 e projeta que a frequência das ondas de calor do verão (abril a junho) sobre a Índia será de 3 a 4 vezes maior (aproximadamente 4,4 ° C) no final do século XXI em comparação com o período da linha de base de 1976-2005. “Por sua vez, isso levará a uma alta probabilidade de um aumento na frequência e intensidade de secas (> 2 eventos por década), agravada pelo aumento da variabilidade da precipitação de monções e pelo aumento da demanda de vapor de água em uma atmosfera mais quente”, indica o relatório. 

O relatório alerta ainda que a crescente propensão a secas e inundações devido às mudanças nos padrões de chuva causados pelas mudanças climáticas seria prejudicial à recarga das águas superficiais e subterrâneas, ameaçando a segurança hídrica do país. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.