CI

2030 é ano limite para salvar a Terra, dizem cientistas

“Os próximos anos serão provavelmente os mais importantes da nossa história”


Cientistas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) alertaram sobre as graves consequências da mudança climática que está ocorrendo no mundo e alegaram que 2030 é o ano limite para salvar o planeta de uma catástrofe global. Eles apontaram que é possível limitar o aumento da temperatura a 1,5º centígrados, mas apenas com "mudanças rápidas, abrangentes e sem precedentes". 

No entanto, se a taxa atual de emissões de gases efeito estufa continuar, eles afirmam que esse aumento na temperatura será alcançado entre 2030 e 2050. De acordo com um relatório especial sobre as consequências de não alcançar a meta, produzido pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), essas mudanças devem ocorrer nos setores de energia, industrial, habitação e transporte, tanto nas cidades quanto no campo.  

Para o co-presidente. de um grupo de trabalho do IPCC, Panmao Zhai, já pode ser possível observar agora os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. “Uma das principais observações do relatório é que você já vê os efeitos de um aumento de um grau de temperatura, por exemplo, em condições climáticas extremas, aumento do nível do mar e derretimento no Ártico”, comenta. 

Segundo ele, conseguir atingir a meta significaria que dez milhões de pessoas a menos estariam expostas aos riscos de inundações e tempestades em áreas costeiras. Além de que, se a meta não for atingida, os recifes de coral serão reduzidos entre 79 e 90%, por exemplo. “Os próximos anos são provavelmente os mais importantes da nossa história”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.