24ª Fenasucro & Agrocana anuncia seus presidentes de honra

Agronegócio

24ª Fenasucro & Agrocana anuncia seus presidentes de honra

Feira começa no dia 26 de agosto
Por:
254 acessos

A principal e maior feira mundial de tecnologia sucroenergética acontece de 23 a 26 de agosto, em Sertãozinho/SP

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de 16 de agosto, no Hotel Tryp, em Ribeirão Preto, a organização da FENASUCRO & AGROCANA anunciou as principais novidades da 24ª edição, que acontece de 23 a 26 de agosto, na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo. A parceria inédita com a Fórmula Inter - a mais inovadora modalidade do automobilismo brasileiro que vem utilizando o etanol em seus monopostos com velocidade de até 250 km/h – está entre os destaques. Carros da modalidade estarão expostos durante a feira, no entanto a imprensa conferiu com exclusividade um modelo trazido ao hotel especialmente para a ocasião.

Paulo Montabone, gerente geral da feira, apontou a importância desta parceria por acreditar no etanol como um combustível ecologicamente correto, sustentável e com potencial global na solução em alta performance. “Temos o melhor combustível do mundo fabricado no interior. Com esta nova categoria no Brasil, podemos juntos identificar as possíveis melhorias no etanol brasileiro para veículos com esse tipo de desempenho”, afirma.

Diretor Geral da Fórmula Inter, Marcos Galassi destacou que a parceria com a FENASUCRO & AGROCANA é a porta de entrada para a maior plataforma da América Latina ligada à geração de energia e biocombustível. “O apoio à categoria faz desta feira a primeira, no segmento do automobilismo brasileiro, a estar engajada diretamente com a indústria responsável pelo desenvolvimento das atuais e futuras fontes renováveis de energia, além de colocá-la como referência na utilização e certificação desses combustíveis de alto rendimento. Além disso, abre as portas para uma série de ações que visam levar o automobilismo profissional mais perto da população com atividades locais e regionais, seja nos centros produtores, seja em ações ligadas diretamente aos consumidores de etanol”, pontua.

Outras novidades foram anunciadas como o Estande de Inovações da feira. Nele também terá um protótipo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica Federal do Paraná, de Pato Branco, que tem autonomia para fazer 400 quilômetros com apenas um litro de etanol.

Ainda no Estande, a UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos apresentará novidades e projetos que trazem, por exemplo, a transformação do bagaço da cana-de-açúcar em proteína que pode ser utilizada como suplemento alimentar de humanos e rações para animais; a fabricação de ácido cítrico, muito utilizado como antioxidante na indústria alimentícia, também a partir do bagaço e a obtenção de biodiesel a partir de algas cultivadas em vinhaça. Outros produtos serão apresentados. A Ajinomoto, por exemplo, irá expor o processo de obtenção do glutamato monossódico, um realçador de sabor em alimentos, também obtido a partir de microorganismos cultivados no caldo da cana-de-açúcar, além de outros produtos, também obtidos a partir da cana.

Além disso, haverá exposição sobre a utilização do biogás na matriz energética para a compostagem de lixo e a degustação de uma pipoca gourmet que usa o melaço de cana como base ativa para realçar o sabor.

Edição do otimismo
O setor sucroenergético está apostando na elevação do consumo de etanol e açúcar e cogeração para a retomada. O presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Paulo Gallo, destaca expectativas positivas como o fato do segmento iniciar pela primeira vez em vários anos, uma safra com preços do etanol e do açúcar em patamares que permitem às usinas obterem receitas acima de seus custos de operação, com geração de caixa positivo. “Isto permitirá que boa parte das unidades produtoras obtenha um reequilíbrio financeiro, duramente castigado desde 2009. Entre os motivos estão o consumo de etanol, que vem crescendo a largos passos em todo o país, e a necessidade de geração de recursos por parte da PETROBRAS, que deverá manter os preços da gasolina em viés de alta, independente dos preços internacionais do petróleo”, explica. “O que vemos é um cenário promissor, apontado para um futuro de retomada de investimentos, ampliação de plantas e, um pouco mais adiante, a retomada de construções de novos projetos ‘greenfield”, completa Gallo.

Capacitação técnica
Novidades na grade de eventos de conteúdo sediados no Espaço de Conferências foram apresentadas durante a coletiva. A FENASUCRO & AGROCANA elevou a programação de 90 para mais de 200 horas incluindo palestras, workshops, seminários. Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar e o Fórum de Comunicação são atividades inéditas em 2016. O primeiro evento, organizado pelo GIFC - Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar, promoverá troca de informações e experiências sobre os benefícios da irrigação na produtividade agrícola canavieira e no estabelecimento e desenvolvimento de mudas pré-brotadas. Já o segundo discutirá como a comunicação pode ser uma importante ferramenta para o setor.

A programação ainda conta com eventos que englobam toda cadeia produtiva da cana-de-açúcar como a Conferência DATAGRO CEISE Br; Congresso de Automação e Inovação Tecnológica Sucroenergética, Seminário de Bioeletricidade CEISE Br | UNICA; Perspectiva econômica da biomassa, entre outros.

Posse dos presidentes de honra
Ainda na oportunidade, o presidente do CEISE Br, Paulo Gallo, fez o anúncio oficial conferindo a José Paulo Stupiello (presidente da STAB) o título de Presidente de Honra Fenasucro e a Antonio Eduardo Tonielo (presidente da Copercana e do Sicoob Cocred) o título de Presidente de Honra Agrocana, da 24ª edição. “Estes títulos fazem parte do reconhecimento da nossa diretoria à história de vida de dois profissionais que, ao longo de décadas, ajudaram de forma significativa a transformar o setor sucroenergético na potência econômica atual, reconhecido nacional e internacionalmente. Ambos escreveram, de forma indelével, seus nomes na história do agronegócio brasileiro e, para nós, é uma honra que tenham aceitado nossa homenagem", disse Paulo Gallo.

Sobre a feira
Realizada pelo CEISE Br – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a FENASUCRO & AGROCANA acontece de 23 a 26 de agosto no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, interior do estado de São Paulo. Numa área de 70 mil metros quadrados, mais de mil marcas estarão expostas com produtos que contemplam toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, contemplando a indústria, o setor agrícola, transporte e logística, bioenergia, entre outros. Aliada à geração de negócios, que neste ano deve girar em torno de R$ 2,8 bilhões (a serem concluídos em até seis meses após o evento), a grade de eventos de conteúdo deste ano elevou a carga horária de 90 para mais de 200 horas, trazendo para o Espaço de Conferências os maiores especialistas do setor, que apontarão tendências e soluções, capacitando profissionais para encararem os desafios do setor. A feira espera receber mais de 30 mil visitantes compradores de 43 países.

Serviço 24ª FENASUCRO & AGROCANA
Realização: 23 a 26 de agosto de 2016
Horário exposição: das 13h às 20h
Horário eventos de conteúdo: das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos Zanini, Marginal João Olézio Marques, n 3.563, Sertãozinho - São Paulo – Brasil
Site oficial e credenciamento para imprensa: www.fenasucro.com.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink