7º Ciclo de Conscientização percorre Paraíso do Sul, Sinimbu e Barão do Triunfo no RS
Eventos acontecem nos dias 28, 29 e 30 de julho, respectivamente, e iniciam às 13h30
A programação conta com o apoio das empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e inicia com um vídeo informativo que aborda questões como a importância do uso da vestimenta de colheita, bem como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Na sequência, uma palestra sobre os direitos da criança e do adolescente e um teatro integram o seminário, sendo este último um momento lúdico e de retomada das principais mensagens. Em seis edições, o Ciclo de Conscientização reuniu mais de 15 mil pessoas, em 38 municípios da Região Sul do País.
Paraíso do Sul
28 de julho (terça-feira)
Salão da Comunidade Evangélica de Rincão da Porta
Rua Alfredo Schlesner, 24 - Centro
Sinimbu
29 de julho (quarta-feira)
Salão Comunitário da Paróquia Nossa Senhora da Glória
Avenida General Flores da Cunha, 280 - Centro
Barão do Triunfo
30 de julho (quinta-feira)
Salão Paroquial Nossa Senhora do Rosário
Rua Cônego Guilherme José Wiest, 295 - Centro
"Temos atuado com a conscientização dos produtores em vários aspectos, entre eles a erradicação do trabalho infantil e o uso adequado dos equipamentos de proteção individual e vestimenta de colheita. Os resultados já podem ser mensurados e vamos continuar trabalhando no sentido de melhorar cada vez mais a proteção da criança e do adolescente e a saúde e a segurança do produtor", afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.
(5).jpg)
Trabalho Infantil - Considerado um case de sucesso na agricultura familiar, o setor de tabaco é pioneiro no combate ao trabalho infantil no meio rural, sendo o único a exigir o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial existente entre empresas e produtores, dentro do Sistema Integrado de Produção de Tabaco. Há mais de 15 anos, desenvolve ações para conscientizar o produtor a cumprir a legislação, uma vez que menores de 18 anos não podem trabalhar na lavoura. De acordo com o último censo do IBGE (2010), foi na produção de tabaco nas pequenas propriedades o maior índice de redução do trabalho infantil no País, em comparação com dados do penúltimo censo, realizado no ano 2000.
Saúde e segurança - As empresas associadas ao SindiTabaco desempenham um papel fundamental no que diz respeito à saúde e segurança dos produtores de tabaco. Há uma preocupação permanente com relação ao uso seguro de agrotóxicos, mesmo que o tabaco seja a cultura comercial que menos utiliza o produto. A orientação técnica é reforçada com materiais impressos e amplas campanhas de mídia sobre a correta armazenagem, manuseio e aplicação de agrotóxicos e sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os produtores são orientados a utilizar somente os produtos específicos para a cultura do tabaco e registrados pelos órgãos governamentais competentes. Também são incentivados a realizar a tríplice lavagem e a destinar corretamente as embalagens vazias. Já durante a colheita, orienta-se utilizar a vestimenta específica, luvas adequadas e calçado fechado, bem como evitar manusear folhas molhadas por chuva ou orvalho. Ao evitar o contato com o tabaco verde úmido, o produtor previne a exposição à nicotina das folhas e uma possível intoxicação conhecida como Doença da Folha Verde do Tabaco.
Saiba mais em: www.sinditabaco.com.br