CI

A relação de troca piorou para todas as categorias de reposição em Mato Grosso do Sul

Oferta de animais de reposição está escassa em Mato Grosso do Sul


A oferta de animais de reposição está escassa em Mato Grosso do Sul, cenário que abre espaço para vendedores subirem o preço dos animais. Desde o começo do ano, na média das quatro categorias pesquisadas, os preços subiram 5,9%, puxados principalmente pela valorização do garrote, que foi de 9,1%. 

Neste mesmo intervalo o mercado do boi gordo não apresentou a mesma intensidade de alta e a cotação da arroba subiu 1,9%, descapitalizando o pecuarista. Este quadro desenhou uma piora na relação de troca para o comprador. E atualmente a troca está abaixo da média anual para todas as categorias. O garrote foi a categoria com a qual o produtor teve seu poder de compra mais corroído. 

Em janeiro deste ano, com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 1,59 garrote, atualmente, compra-se 1,49, nas mesmas condições. Ou seja, para esta categoria a troca pirou 6,6% para o invernista. Considerando os últimos doze meses, o pecuarista está passando por um dos momentos mais desfavoráveis para realização da troca. Mas apesar do aumento nos valores pedidos pela ponta vendedora, há pouca resistência e os negócios continuam fluindo com certa facilidade. Isso tem acontecido porque os terminadores estão com expectativas de valorização para arroba do boi gordo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.