CI

A semente não é tudo, alerta Embrapa

Vantagens da soja de crescimento indeterminado diante da seca são discutíveis


As vantagens da soja de crescimento indeterminado diante da seca são discutíveis, conforme a Embrapa Soja. Os pesquisadores alegam que é preciso lançar mão de todas as tecnologias disponíveis – do manejo à conservação do solo – para amenizar os efeitos da falta de água. Segundo eles, ganha-se de um lado mas perde-se de outro, com o aumento das sementes verdes na colheita, por exemplo, que elevam os descontos na hora da entrega da produção.


As perdas vêm sendo maiores justamente pelo fato de os produtores estarem adotando variedades cada vez mais precoces (normalmente de ciclo indeterminado) e antecipando exageradamente o plantio, argumenta o pesquisador Luiz Carlos Miranda, gerente da Embrapa Soja. “Tem produtor que planta a soja na véspera, para que a germinação ocorra no zoneamento. Depois da colheita, muitas vezes fica com a terra parada por alguns dias, até ter condições de plantar o milho de inverno”, reprova.

Ele afirma que não é necessário cultivar o cereal tão cedo. “Em muitas regiões que estão antecipando a soja, a safrinha de milho pode ser plantada até meados de março. Para que forçar tanto o plantio em janeiro ou fevereiro?” Tradicionalmente, o melhor momento para a semeadura sempre foi o meio da janela de plantio, e não o primeiro dia, acrescenta. Essa regra deveria ser aplicada também à soja, com plantio a partir de outubro, acrescenta.


Táticas como o escalonamento do plantio e a conservação do solo, por meio de tecnologias como a do plantio direto, deveriam estar sendo levadas mais a sério, argumenta Amélio Dall’ Agnol, chefe de Transferência de Tecnologia da entidade. As chuvas abaixo da média provocaram danos inclusive nas lavouras que seguem esses conselhos, admite, “mas de forma menos intensa”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.