Abelhas usam super-sentido de tubarões para encontrar comida
CI
Imagem: Pixabay
DESCOBERTA

Abelhas usam super-sentido de tubarões para encontrar comida

Ela sabe, sem pousar, se uma flor foi visitada
Por: -Leonardo Gottems

Insetos voadores como abelhas e mariposas têm sentidos secretos que lhes permitem "sentir" flores próximas e navegar por longas distâncias, de acordo com novas pesquisas. Armadas com antenas sensíveis e olhos compostos de grande angular, as abelhas têm um conjunto sofisticado de sentidos para ajudá-las a procurar pólen e néctar enquanto zumbem de flor em flor.

Mas uma nova pesquisa está revelando que as abelhas podem empregar outro sentido oculto que lhes permite detectar quando uma flor foi visitada pela última vez por outro inseto. O professor Daniel Robert, especialista em comportamento e sentidos animais da Universidade de Bristol, no Reino Unido, descobriu que as abelhas têm a capacidade de detectar campos eletrostáticos fracos que se formam quando voam perto de uma flor.

“A abelha tem a capacidade, mesmo sem pousar, de saber se uma flor foi visitada nos últimos minutos ou segundos, medindo o campo elétrico que a envolve”, explica o Prof. Robert.

A descoberta  é um dos primeiros exemplos de eletrorrecepção no ar. Esse sentido é conhecido há muito tempo em peixes como tubarões e raias, que podem detectar os fracos campos elétricos produzidos por outros peixes na água. Os mamíferos que vivem na água, como o ornitorrinco e os golfinhos, também usam campos elétricos para ajudá-los a caçar suas presas.

Mas, em vez de caçar peixes, as abelhas parecem usar sua habilidade de detectar campos elétricos para ajudá-las a encontrar flores que provavelmente são ricas em pólen e néctar. “As abelhas desenvolvem uma carga eletrostática porque, enquanto voam, perdem elétrons devido ao atrito do ar contra o corpo, o que gera uma pequena carga elétrica positiva”, conclui o especialista.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink