ABMR&A apresenta perfil de comportamento e hábitos dos produtores rurais
CI
Agronegócio

ABMR&A apresenta perfil de comportamento e hábitos dos produtores rurais

Setor responde por um em cada três empregos no Brasil
Por:

A 6ª Edição da Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro será divulgada ao mercado no dia 14 de maio, em São Paulo (SP). Trata-se do mais completo mapeamento do setor rural e destina-se a todos profissionais de marketing, inteligência de marca e mídia que atuam direta ou indiretamente relacionado a este relevante segmento econômico, responsável por ¼ do Produto Interno Bruto e 1/3 da força de trabalho.
 
O estudo tem o objetivo principal de identificar o perfil do produtor rural (produção agrícola e pecuária), atualizando os dados da “Pesquisa Perfil Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural”, realizada desde 1985 sob a propriedade intelectual da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A). A 6ª edição da pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Instituto IPSOS Brasil. 
 
O levantamento, além de abastecer com informação estratégica todas as empresas diretamente ligadas às atividades do agronegócio – inclusive os meios de comunicação – é ainda fonte essencial para setores diversos da economia que desejem direcionar seus serviços e produtos para este público potencial. Bancos, mercado de luxo, automobilístico, tecnologia, turismo, eletroeletrônicos, serviços, entre outros são alguns negócios que podem se beneficiar do abrangente material.
 
Essas informações podem ser encontradas em detalhamento na pesquisa, que permite inúmeras consultas e tabulações cruzadas com informações vitais sobre perfil, desejos, comportamento, hábitos variados de um setor que responde por um em cada três empregos, ou 37% da mão de obra empregada do país, de acordo com dados do IBGE.
 
Ferramenta – Realizado baseado na plataforma SISEM, o aplicativo oferece múltiplas possibilidades de processamento, permitindo simulação e otimização de programações de mídia, envolvendo, simultaneamente, diferentes meios. Além disso, o sistema possibilita, por exemplo, o cruzamento entre variáveis demográficas, de posse, atitudinais e hábitos de mídia por cultura/produção e rebanho. A edição 2014 apresenta ainda maior potencial de customização e filtros que as edições anteriores, permitindo dados mais específicos, mais agilidade e eficiência em buscas personalizadas, cruzamento dos dados e tabulações.
 
A Pesquisa -
Levantamento quantitativo realizado por meio de 2.581 entrevistas pessoais e presenciais com os responsáveis pela compra de insumos, implementos, maquinários, medicamentos e muitos outros itens. As entrevistas foram realizadas em propriedades de pequeno, médio e grande portes, de acordo com padrão IBGE. Os produtores entrevistados foram divididos por culturas (algodão, arroz irrigado, batata inglesa, café, cana-de-açúcar, citros, feijão, hortaliças, milho verão, soja, tomate e trigo) e produção animal (pecuária de corte, pecuária de leite, suinocultura e avicultura de corte). Este critério considera as especificidades de cada cultura ou criação pesquisada. Esse universo representa 91,4% do mercado total, com contatos concentrados em Estados que representam 70% da produção de cada uma delas. Esse trabalho foi viabilizado pela parceria da ABMR&A, com o Instituto IPSOS Brasil, e mais 15 cotistas, que englobam empresas de comunicação: Canal do Boi, Canal Rural, Editora Globo e Rede Globo; defensivos agrícolas: BASF, Bayer, Dow AgroSciences, Du Pont, Syngenta, FMC e Monsanto, maquinários: John Deere e CNH; e Saúde e Nutrição Animal: Alltech e Zoetis. Empresas interessadas na aquisição da pesquisa podem entrar em contato com a ABMR&A 
 
As edições anteriores da pesquisa da ABMR&A foram realizadas em 1986, 1992, 1999, 2004 e 2009. Desde a primeira edição, o documento é referência no setor, sendo utilizado como ferramenta de apoio na tomada de decisões estratégicas em empresas e associações.
 
Para mais informações sobre e como adquirir a sexta onda da pesquisa Perfil Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro:

 Acesse http://www.abmra.org.br/pesquisa.htm, ou envie um e-mail para abmra@abmra.org.br

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink