CI

Açaí entra no cardápio dos paranaenses

A fru­ta ele­va ní­vel do bom co­les­te­rol


A fruta nativa da região amazônica que ganhou fama como fonte natural de energia já atravessa fronteiras. Pesquisas apontam que nos últimos dois anos houve um aumento superior a 50% nos lançamentos de produtos com base de açaí no mercado norte-americano. No Brasil, o comércio da fruta se expande com as franquias e lanchonetes que oferecem como carro-chefe o açaí na tigela, quase sempre acompanhado de frutas e cereais.

O que muitos consumidores desconhecem é que, mais do que refrescante e saboroso, o açaí pode funcionar como um alimento poderoso no combate a doenças do coração (leia nesta página). A Tribo do Guaraná foi um dos primeiros estabelecimentos a oferecer açaí em Londrina. Há cinco anos, o comerciante Everson Cesar Vanzo apostou na fruta que conheceu em Minas Gerais como carro-chefe do seu negócio. No início, precisava informar os norte-paranaenses sobre a forma de consumir o produto e seus benefícios. Hoje, o cenário é outro. "O açaí já está bem difundido. Começou com o pessoal das academias e hoje muita gente que se preocupa em levar uma vida saudável consome a fruta", diz.

Vanzo recebe de uma empresa do Pará a polpa congelada (pura) e processa com açúcar e xarope de guaraná até virar um creme. É este creme que incrementa as várias opções de tigelas oferecidas pela casa, que podem levar frutas picadas, granola, calda, sorvete. Os preços vão de R$ 5,50 a R$ 13,90. A mais cara inclui um quilo de açaí e geralmente é compartilhada por duas pessoas. No cardápio dos sucos, o cliente pode pedir a mistura do açaí com outras frutas. A banana é a mais comum.

O ideal, segundo Vanzo, é que o açaí seja processado com o mínimo de ingredientes. ""Não tem segredo. É só açúcar e xarope de guaraná para ficar saboroso. O problema é que o pessoal inventa muito por aí. Já vi misturarem groselha, iogurte, leite"", observa. O comerciante ensina que o açaí de boa qualidade tem que ser ""bem roxinho"". ""A gente sofre na entressafra porque cai um pouco a qualidade do produto, que chega meio marrom"", diz Vanzo, que no verão vende até 350 quilos de açaí por mês.

Para incentivar o consumo no inverno, a Toca do Açaí, aberta há dez meses em Londrina, introduziu no cardápio o fondue de açaí, que vai para a mesa acompanhado de cinco a seis tipos de fruta em pedaços. ""Na verdade, é o mesmo creme gelado que vai nas tigelas. A diferença é que é servido no aparelho de fondue. É só para fazer uma alusão ao inverno mesmo"", afirma o sócio-proprietário Alessandro Simões.

Ele veio de São Paulo para abrir em Londrina uma unidade da franquia que tem 40 lojas no país. O comerciante acha que o Norte do Paraná ainda está desenvolvendo a cultura do consumo do açaí. ""Em São Paulo, em cada esquina tem um local que vende a fruta. E mesmo no interior, toda cidade tem açaí"", observa.

Simões afirma que a franquia manda a fruta já processada (apenas com xarope de guaraná) com consistência de sorvete. Para servir, o produto é batido até virar creme. Há 25 opções de tigelas, com as misturas mais inusitadas. A novidade é o sabor prestígio (açaí batido com morango, creme de chocolate e coco ralado). O pedido mais comum, porém, é açaí com banana picada e granola. Quem não conhece a fruta típica do Norte pode pedir uma ""amostra grátis"".

Valor nutricional

(Por 100 gramas de polpa)
Calorias: 247kcal
Proteínas: 3,8g
Lipídios: 12,2g
Fibra: 16,90g
Cálcio: 118 mg
Ferro: 11 mg
Fósforo: 0,5 mg
Vitamina B1: 11,80 mg
Vitamina B2: 0,36 mg
Vitamina C: 0,01 mg
Gisele Mendonça

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7