Ácaro vermelho: trânsito de bananas de Roraima é liberado

Agronegócio

Ácaro vermelho: trânsito de bananas de Roraima é liberado

Segundo o comunicado, os frutos de plantas hospedeiras poderão deixar a área não interditada de Roraima
Por:
279 acessos

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou provisoriamente, na sexta-feira (14), o trânsito de banana proveniente de Roraima, desde que devidamente certificado. A saída dessa fruta do estado estava proibida, desde o início do mês, por conta da detecção da praga Raoiella indica, mais conhecida como ácaro vermelho das palmeiras.

O comunicado foi feito aos chefes dos Serviços de Sanidade Agropecuária (Sedesas) de todo o País pelo Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSV/SDA). A liberação foi possível com base em levantamentos que constataram a ausência da praga ácaro vermelho na área produtora de banana do sul do estado.

Segundo o comunicado, os frutos de plantas hospedeiras poderão deixar a área não interditada de Roraima desde que acompanhados de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) com base em Certificado Fitossanitário de Origem ou Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado. É necessária, também, a declaração adicional de que não foi observada a presença de Raoiella indica no local de produção e que a partida foi inspecionada e encontra-se livre da praga.

A permissão não poderá ser emitida para partidas oriundas de áreas interditadas do estado, como a capital de Boa Vista, por exemplo.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink