ACNB divulga vencedores do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa (MT)
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
PECUÁRIA

ACNB divulga vencedores do Circuito Nelore de Qualidade em Confresa (MT)

Evento foi realizado na unidade da Friboi
Por:

Em mais uma etapa do Circuito Nelore de Qualidade, os pecuaristas se destacaram por apresentar animais jovens e pesados. A 13ª etapa da iniciativa, que ocorreu na unidade da Friboi em Confresa (MT), avaliou 167 animais, entre os quais 142 machos e 25 fêmeas, segundo informações da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).

Entre os machos avaliados nesta etapa, 80% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em relação ao peso, 98% dos animais registraram mais de 18 arrobas, sendo 34% deles acima de 23 arrobas, enquanto a média observada foi de 21,4 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro foi da Agropecuária Itaquerê do Araguaia Ltda. – Fazenda Piraguassu – (Porto Alegre do Norte/MT). A Medalha de Prata ficou com Juliano Cunha de Assunção Pinto, da Fazenda Vale dos Sonhos (Porto Alegre do Norte/MT), enquanto o Bronze foi para Guimarães Fagundes de Oliveira, da Fazenda São Sebastião (Santa Cruz do Xingu/MT).

Nas avaliações da fêmeas, 92% dos animais apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade). No peso, 96% das fêmeas participantes da etapa tinham mais de 14 arrobas, com a média chegando a 16,7 arrobas. Em relação ao acabamento, 84% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado pelo pecuarista Valério Teles Pires, da Fazenda Jataí II (Canabrava do Norte/MT). Ele também levou para casa a Medalha de Ouro.

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Já os premiados com as Medalhas de Prata e de Bronze receberão 300 e 200 quilos, respectivamente. Já a Friboi presenteará os premiados da etapa com uma caixa de cupim, corte considerado um símbolo da raça Nelore.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink