Acordo com União Européia será concluído em 2004
CI
Agronegócio

Acordo com União Européia será concluído em 2004

Por:

Reunidos em Bruxelas, ministros representantes do Mercosul e da União Européia estabeleceram um novo cronograma de ações para que, em um ano, sejam concluídas as negociações comerciais entre os blocos América do Sul e o europeu.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o encontro foi positivo porque ele notou que os negociadores europeus entenderam melhor a importância da agricultura para os países do Mercosul no mercado internacional.

"O que tivemos hoje (ontem) não foi uma negociação, mas o próprio Lamy (comissário da UE para Comércio) assumiu que a agricultura no diálogo com o Mercosul é notadamente importante, isso por si só é um fato muito positivo", avaliou o chanceler brasileiro após o encontro, que reuniu ministros de ambos os blocos.

Ficou acertado para dezembro o próximo encontro em Bruxelas, em que os negociadores discutirão acesso a mercados de alguns produtos agrícolas e trocas de vinhos e outras bebidas.

Em fevereiro, Buenos Aires recebe as delegações de negociadores para uma nova rodada. Em junho, outro encontro será feito na capital argentina e, um mês depois, acontece a penúltima reunião, em Bruxelas. Depois disso, os acordos devem estar praticamente prontos para a última das reuniões, agendada para outubro.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink