Acordo prevê multiplicação de sementes de milho para a agricultura familiar
CI
Agronegócio

Acordo prevê multiplicação de sementes de milho para a agricultura familiar

Cooperativa irá plantar e multiplicar cultivares de BRS de milho
Por:

Agricultores familiares do Sul do país poderão ser beneficiados por um acordo de cooperação técnica que está sendo estruturado entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Oestebio, cooperativa localizada em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. O acordo prevê o plantio e a multiplicação, por parte da cooperativa, de cultivares BRS de milho voltadas para a agricultura familiar, como variedades, híbridos duplos e triplos.

Após os testes de produção e produtividade que serão feitos pela cooperativa em suas áreas de atuação, a Embrapa deverá licenciar as cultivares de interesse, que serão multiplicadas e ofertadas aos cooperados. A Oestebio possui capilaridade em 17 estados brasileiros e é uma das grandes fornecedoras de sementes para programas governamentais ligados à agricultura familiar.

Em reunião realizada na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) na última terça-feira, 29, ficou definido que a cooperativa irá realizar testes em áreas de produção de um a 20 hectares, com início de plantio já em agosto deste ano no Oeste de Santa Catarina. Variedades como a BRS 4103 e a BRS Caimbé serão utilizadas, além de híbridos duplos e triplos desenvolvidos pela Embrapa.

A Oestebio é uma das empresas licenciadas pela Embrapa a produzir e comercializar sementes com tecnologia BRS. O acordo de cooperação técnica deverá ser assinado nos próximos dias, segundo informações do chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Álvaro Corsetti Purcino.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink