CI

Acordo prevê multiplicação de sementes de milho para a agricultura familiar

Cooperativa irá plantar e multiplicar cultivares de BRS de milho



Agricultores familiares do Sul do país poderão ser beneficiados por um acordo de cooperação técnica que está sendo estruturado entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Oestebio, cooperativa localizada em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. O acordo prevê o plantio e a multiplicação, por parte da cooperativa, de cultivares BRS de milho voltadas para a agricultura familiar, como variedades, híbridos duplos e triplos.

Após os testes de produção e produtividade que serão feitos pela cooperativa em suas áreas de atuação, a Embrapa deverá licenciar as cultivares de interesse, que serão multiplicadas e ofertadas aos cooperados. A Oestebio possui capilaridade em 17 estados brasileiros e é uma das grandes fornecedoras de sementes para programas governamentais ligados à agricultura familiar.

Em reunião realizada na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) na última terça-feira, 29, ficou definido que a cooperativa irá realizar testes em áreas de produção de um a 20 hectares, com início de plantio já em agosto deste ano no Oeste de Santa Catarina. Variedades como a BRS 4103 e a BRS Caimbé serão utilizadas, além de híbridos duplos e triplos desenvolvidos pela Embrapa.

A Oestebio é uma das empresas licenciadas pela Embrapa a produzir e comercializar sementes com tecnologia BRS. O acordo de cooperação técnica deverá ser assinado nos próximos dias, segundo informações do chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Álvaro Corsetti Purcino.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.