Açúcar foi principal produto do setor sucroenergético na safra 2012/2013
CI
Agronegócio

Açúcar foi principal produto do setor sucroenergético na safra 2012/2013

Produto respondeu por 53% da receita total do segmento no ciclo passado
Por:
Na safra 2012/2013, o setor sucroenergético brasileiro obteve uma receita total de US$ 36 bilhões, segundo levantamento da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), apresentado no Agroenergia em Curso, do Projeto Agora, em Dourados, na semana passada.

Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, dessa receita total, 53%, foi obtida com operações com o açúcar, sendo 38% na exportação do alimento, que resultou em US$ 13,5 bilhões, e 15% em sua comercialização dentro do Brasil.

Conforme ele, outros 44% da receita da indústria canavieira no último ano safra resultaram da comercialização de etanol, dos quais, 7% vieram da exportação do produto, 2% do seu uso para outros fins, como a produção de bioplástico, por exemplo, e 35% para atender o consumo do País por combustível veicular.

No gráfico da distribuição da receita do setor, a participação da bioeletricidade começa a crescer, representando 3% do faturamento total do segmento na safra passada. A exportação de energia representa uma das mais recentes quebras de paradigma pelo setor, já que antes, as usinas cogeravam apenas para o consumo próprio.

O setor investiu em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que aprimoraram o processo, tornando possível a cogeração de excendentes. Em razão do potencial deste novo produto do setor, grande parte das novas usinas já são construídas com o parque industrial voltado para a produção e comercialização de bioeletricidade, como a usina Ivinhema, da Adecoagro, recém-inaugurada, que deve produzir quando estiver em plena capacidade 120 MW.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.