CI

Agricultores da Ucrânia não têm combustível para trabalhar

Com os portos ucranianos fechados, as ferrovias serão a única maneira de enviar grãos para exportação


Foto: Pixabay

Os agricultores ucranianos estão com falta de combustível antes da temporada de plantio da primavera e perderam cerca de 10% de suas terras “para efeitos militares”, como bombardeios, disse Dzoba Taras, vice-ministro da Agricultura do país, durante um webinar. “Temos uma enorme incerteza para os agricultores”, disse Taras, que precisa de financiamento, combustível, fertilizantes e outros insumos agrícolas em meio à invasão russa.

Em uma pesquisa com 2.500 agricultores que operam 3,2 milhões de hectares, os produtores disseram ter apenas 20% do combustível e entre 40 e 65% dos insumos necessários para o plantio da primavera, disse Taras. “Sem combustível, eles não podem fazer isso.” Os produtores também disseram que “cerca de 10% de suas terras, eles não poderão operar devido a efeitos militares, sejam bombardeios ou outros tipos de impacto”.

Com os portos ucranianos fechados, as ferrovias serão a única maneira de enviar grãos para exportação, mas podem movimentar apenas 300.000 toneladas por mês, disse Taras, falando durante um webinar organizado pelo  Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais  na quarta-feira. Normalmente, as exportações totalizariam de 4,5 milhões a 5 milhões de toneladas na primavera, disse ele.

O  Conselho Internacional de Grãos  reduziu drasticamente suas previsões para o trigo e o milho ucranianos na quinta-feira por causa da guerra. Ele fixou as exportações de trigo em 20,8 milhões de toneladas, uma queda de 15% em relação à estimativa de fevereiro, e as exportações de milho em 21,7 milhões de toneladas, uma queda de um terço. O conselho, com sede em Londres, citou “grande incerteza” ao projetar o comércio da região do Mar Negro com a guerra em andamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.