CI

Agricultores de Centenário participam de Tarde de Campo sobre armazenagem de grãos

A atividade teve como objetivo difundir a armazenagem na propriedade e as técnicas de manejo do grão


Foto: Divulgação

Um grupo de 12 agricultores familiares que possuem silos secadores e outros com interesse em construir participaram da Tarde de Campo promovida pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Centenário, nesta quinta-feira (02/09), sediada na propriedade do produtor Gilberto Ostrowski. A atividade teve como objetivo difundir a armazenagem na propriedade e as técnicas de manejo do grão visando reduzir as perdas.

As orientações técnicas foram repassadas pelos extensionistas Carlos Alberto Angonese, agrônomo do Escritório Regional de Erechim, e Leandro Kubiak, do Escritório Municipal de Centenário. O extensionista Kubiak ressaltou que Centenário já possui 15 famílias que armazenam um total de 10 mil sacas de grãos na propriedade a partir de projetos elaborados pela da Emater/RS-Ascar e que isso representa um incremento de no mínimo R$ 50.000 ao ano a mais nas mãos dos agricultores. Ele observou ainda que o município de Centenário tem um potencial muito grande de ampliação no número de famílias com condições de armazenar grãos, "Temos 100 famílias que produzem leite, dependem de ração e poderiam ter na armazenagem do milho na propriedade uma melhora significativa na qualidade dessas rações e por consequência no desempenho do criatório".

Carlos Angonese levantou a possibilidade de a Prefeitura elaborar um programa municipal de incentivo à armazenagem de grãos na propriedade, visando apoiar ainda mais a atividade no município, uma vez que já participa com as terraplanagens para as novas instalações. O extensionista destacou as vantagens de armazenar grãos na propriedade e enfocou dois pontos primordiais no manejo de grãos em silos secadores: o manejo de aeração para a secagem e o manejo de aeração para conservação dos grãos. Ele também orientou sobre as práticas de manejo integrado de pragas ou MIP-grãos. Angonese salienta que o trabalho realizado em Centenário faz parte da proposta regional que já abrange mais de 600 famílias na região administrativa do Escritório Regional de Emater/RS-Ascar de Erechim e armazena mais de 1,1 milhão sacas de grãos na propriedade.

Segundo o proprietário da unidade armazenadora, Gilberto Ostrowski, onde o grupo acompanhou a tarde de campo, o investimento na armazenagem deveria ter sido feito antes. Para seu filho Jefferson, depois da armazenagem na propriedade houve uma redução significativa de problemas reprodutivos no rebanho. O produtor Adelar Pawelkiewicz reforça que a qualidade dos grãos é muito importante na alimentação animal, na sua propriedade, somente a troca de fornecedor de ração incrementou significativamente a produção de leite.

Estiveram presentes na abertura o prefeito Genoir Marcos Florek e o secretário municipal de agricultura Adair Preczewski. O prefeito elogiou a iniciativa da Emater/RS-Ascar e lembrou da construção da primeira unidade armazenadora no município, quando ainda era secretário de Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.