CI

Agricultores de Sergipe aprendem sobre uso da compostagem

Os agricultores estão aprendendo a técnica que ajuda a melhorar a produtividade das lavouras e a preservar o meio-ambiente


Pequenos agricultores de Sergipe estão aprendendo a técnica da compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo. O método ajuda a melhorar a produtividade das lavouras e a preservar o meio-ambiente.

Nos três hectares de terra do agricultor Lourenço Francisco de Souza as hortaliças são cultivadas de forma orgânica há quase um ano, desde que participou de um curso sobre o tema.

O seu Lourenço não é o único na comunidade. Há dois meses, os produtores de uma associação do município de Pirambu, que fica no leste do Estado mudaram a forma de plantar. Eles iniciaram uma horta comunitária com um plantio agroecológico.

Empolgados, os produtores buscam novas técnicas. As orientações vêm de uma equipe de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Olhos e ouvidos ficam atentos e as descobertas não param.

"Na minha propriedade tem vários pés de mangueira, cajueiros e muita folha. A mulher sempre queima. Agora, não vou queimar mais. Eu já sei que deve ser reaproveitado”, falou o agricultor Edvaldo Alves da Cruz.

O técnico ensina como fazer a transformação, com restos de frutas e galhos de poda.

"A compostagem é o processo que aproveita toda a matéria orgânica que existe na propriedade, desde resto de culturas, folhas e estercos até lixos domésticos que sejam orgânicos para a gente usar na agricultura", explicou o agrônomo Carlos Gomes.

Os agricultores substituirão os adubos químicos pela compostagem. Assim reduzem custos e contribuem com o meio-ambiente.

Sonora manoel dos santos - presidente da associação comunitária "Eu estou muito feliz com essa nossa atitude, com a garra que o pessoal tem até agora e espero que cresça muito mais com isso”, falou Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Agricultores.

O curso de compostagem é oferecido de graça pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe. Basta que a associação de produtores entre em contato com a entidade e se organize.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.