CI

Agricultores participam da Agroagas em Tramandaí para buscar novos mercados

Emater/RS-Ascar articulou a participação dos produtores na Agroagas


Emater/RS-Ascar articulou a participação dos produtores na Agroagas

Os agricultores do Litoral Norte e de outras regiões do Estado estiveram, nos dias 26 e 27 de outubro, em Tramandaí participando da Agroagas, uma iniciativa que integra a 50ª Convenção Regional da Agas e que teve por objetivo aproximar os supermercadistas de fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo. 

A feira contou, pela primeira vez, com um espaço para a agricultura familiar, que foi batizado de Agroagas. O evento ocorreu no Centro de Eventos de Tramandaí (Rua Ernesto Nunes Bandeira, s/nº) e contou também com a participação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Wolnei Fenner, Marcelo Tozzi, Luís Bohn, Dirlei Mattos de Souza, Micael Machado Teixeira, Delmar Dietz e Marione Kollet, além do gerente regional da Instituição em Porto Alegre, Ademir Santin. 

A Emater/RS-Ascar articulou a participação dos produtores na Agroagas por entender que é importante para eles terem alternativas de escoamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar. Os contatos com a rede de supermercados que atuam na região e no Estado possibilitam a ampliação da produção e o aumento da renda dos agricultores familiares.

Participaram da Agroagas, expondo seus produtos, agricultores do Grupo Boa União, de Três Forquilhas, com hortaliças, frutíferas e produtos minimamente processados; José Odair Justin, com açúcar mascavo e chips de banana; Nei Barmali, de Farroupilha, com folhosas hidropônicas; Adair Santana, com abacaxi de Terra de Areia; Hélio Dalpiaz, com hortaliças de Maquiné; Rafael Dutra Selau, de Torres, que expôs flores; Elias Seganfrello, com embutidos de São José do Sul. 

A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) também esteve presente levando hortigranjeiros. Já o produtor Rafael Cavalieri, de Monte Belo do Sul, mostrou e comercializou suas folhosas hidropônicas; e Kraz Borges, de Torres, ofertou bananas.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesar Longo, a Associação percebeu no setor primário um desejo muito grande de se qualificar e de produzir em maior escala. "Isto é bom para o varejo, bom para o produtor e, sobretudo, para o consumidor final, que terá produtos de maior qualidade a um preço mais acessível. Queremos uma relação de fidelidade entre os produtores rurais e as empresas varejistas, para que a agricultura familiar gaúcha consiga escoar toda a sua produção e permaneça investindo em melhorias e crescendo", destacou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.