CI

Agristar lança híbrido de tomate resistente ao Fusarium 3

TYMAXX F1 tem como destaque uma boa produtividade, com frutos de bom tamanho e qualidade, além de seu pacote de resistências a principal virose da cultura


A Agristar, empresa de sementes para hortifruticultura, lança mais uma variedade inovadora de tomate híbrido. Trata-se do TYMAXX F1, uma variedade que tem como destaque o seu pacote de resistências, especialmente ao “Fusarium raça 3”(Fol.: 0-2).

A doença se manifesta em diferentes regiões de cultivo, porém com mais intensidade em locais de clima ameno, com temperaturas entre 15°C e 21°C, em solos com problemas de excesso de água e alta densidade do plantio.

As plantas do tomate atacadas pelo Fusarium apresentam murchas nas folhas, principalmente nas horas mais quentes do dia. As folhas mais velhas tornam-se amareladas, cor que progride até atingir as folhas mais novas. Os frutos apresentam desenvolvimento reduzido e amadurecem ainda pequenos. O caule próximo às raízes tem necrose do sistema vascular, caracterizado pelo escurecimento dos tecidos periféricos. As raízes se atrofiam e ocorre a morte prematura das plantas.

O TYMAXX F1 desenvolvido pela Agristar, foi uma variedade testada e aprovada por apresentar uma boa produtividade, com frutos de bom tamanho e qualidade, principalmente nas regiões com problemas de “Fusarium 3” e também agregada a um pacote de resistência como TSWV (Vira Cabeça) que é problema em algumas regiões e o Geminivírus, a principal virose da cultura do tomate na maioria das regiões do Brasil. Além disso, o hibrido apresentou bons resultados de pós-colheita, devido a sua boa firmeza de fruto.

“A variedade se destacou desde a fase de teste no estado de Goiás, no Distrito Federal, em São Paulo, notadamente em Sumaré no semeio de fevereiro e no Espírito Santo, região conhecida pela terra quente”, explica o especialista. As informações são da assessoria de imprensa da Agristar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.