CI

AgroInova lança software gratuito para gestão da qualidade do leite, em parceria com Qualileite FMVZ-USP

QMilk chega ao mercado para auxiliar a gestão da qualidade do leite nas fazendas, elevando o patamar do leite nacional


QMilk chega ao mercado para auxiliar a gestão da qualidade do leite nas fazendas, elevando o patamar do leite nacional

A qualidade do leite é tema que vem sendo discutido por toda a cadeia produtiva nos últimos anos. Os critérios que definem a qualidade do leite produzido no campo são cada vez mais rigorosos. Até 2018, os produtores da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste precisarão se adaptar para atender à Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura, que reduz radicalmente os níveis de contagem de bactérias (CPP) e de células somáticas (CCS). O tempo é curto, por isso, para ajudar as fazendas nessa missão, a AgroInova lança o QMilk, um software gratuito que, entre outros benefícios, auxilia na gestão da qualidade do leite, com foco especial para controle de mastite bovina (inflamação da glândula mamária).

O software foi desenvolvido pela AgroInova em parceria com o laboratório Qualileite - FMVZ/USP (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo), coordenado pelo Prof. Marcos Veiga, um dos maiores especialistas do país em Qualidade do Leite e Controle de Mastite. Com o uso de tecnologia digital de última geração, o software oferece diversas opções de relatórios gerenciais sobre qualidade do leite, produzidos com base em dados de análise laboratorial e informações obtidas na fazenda, trazendo subsídios para a elaboração de planos de ação que visam a melhoria da qualidade do leite.

“Como a mastite bovina é uma das principais fontes de prejuízo em fazendas leiteiras, é fundamental o controle de informações sobre casos de mastite dentro do rebanho, especialmente os subclínicos, quando não há sinais físicos aparentes no animal. O diagnóstico preciso é essencial para quantificar os prejuízos que esses casos trazem. Hoje, existe uma dificuldade na integração dos dados de CCS que vêm de laboratórios especializados com os demais dados gerenciais. O QMilk chega para facilitar essa integração, pois conta com mais de 20 opções de relatórios que ajudarão os veterinários, técnicos e produtores de leite a tomarem a decisão sobre as melhores práticas de manejo e controle de mastite”, explica o Prof. Marcos Veiga.

Mais do que um software de gestão da qualidade, o QMilk é também um portal de comunicação e capacitação contínua, que leva informações técnicas relevantes para o produtor de leite e sua equipe. Além disso, o programa oferece suporte para: melhoria da qualidade do leite produzido, aumento da saúde da glândula mamária em vacas leiteiras, interpretação correta dos índices e acompanhamento do status da mastite em tempo real, capacitação da equipe sobre programas de controle de mastite, redução de perdas econômicas causadas pela doença, aumento da produção e maior rentabilidade para as fazendas.

“O Qmilk é mais uma prova do nosso comprometimento com o agronegócio. Os produtores estão pressionados pelo aumento de custos e estreitamento das margens e a gestão eficaz da mastite é uma das principais soluções, já que possibilita elevar a produtividade e a lucratividade. Além das exigências cada vez mais rigorosas dos reguladores, a indústria hoje premia aqueles que produzem leite de melhor qualidade. E é com este foco que unimos experiência de mercado com conhecimento técnico científico em um produto totalmente gratuito a serviço dos produtores”, diz Adriano Romero, diretor de Operações da AgroInova

O QMilk pode ser utilizado a partir de um tablet, celular ou computador com acesso à Internet. De fácil usabilidade, ele armazena todo o histórico da fazenda, possibilitando uma visão clara sobre a gestão da qualidade do leite. Outra vantagem é que as informações já disponíveis na fazenda podem ser importadas de uma planilha Excel diretamente para o sistema, sem necessidade de digitar. Para se cadastrar, basta acessar cadastro.qmilk.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.