CI

Agrominerais Silicatados para a Agricultura Tropical é tema de palestra na Agrotins


O professor e pesquisador da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Fred Newton da Silva Souza, ministra nessa quinta-feira, 7, a palestra Rochagem – Agrominerais Silicatados para Agricultura Tropical. A palestra terá inicio às 9h, na Sala de Capacitação Água Boa, na 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

“Vários aspectos justificam essas pesquisas, e o econômico é um deles, uma vez que grande parte dos fertilizantes aplicados na agricultura brasileira é importada, o que gera um déficit com a balança comercial significativo. Atualmente o Brasil gasta em torno de 9 bilhões de dólares, anual, com fertilizantes ou matérias primas fertilizantes”, argumenta o pesquisador.

O pesquisador explica, ainda, que esse trabalho é fruto das pesquisas realizadas na Unitins desde 2006. Foram vários projetos, inúmeros experimentos com as mais variadas culturas em características de solo e clima diferenciado, todos com resultados muito promissores. No Tocantins, onde a agricultura ainda é a principal atividade econômica, a questão dos fertilizantes ainda é mais relevante.

“Na palestra vamos tratar especificamente de um material que avaliamos em detalhe. Mas também vamos situar o público presente da ocorrência de outras rochas, de outros materiais que também apresentam potencial pra essa finalidade. E também informar sobre a legislação que regulamenta o uso de remineralizadores de solo na agricultura, uma nova categoria de insumos agrícolas”, finaliza.

A feira é realizada de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7