CI

Agronegócio ganha eficiência com aplicação de borracha líquida

Mercado brasileiro ainda é carente de inovações como esta


Na visão de especialistas, um dos principais desafios do agronegócio –  setor responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e geração de 37% dos empregos no País – elevar a produtividade por meio de novas tecnologias, que garantam correto armazenamento e manutenção das características fisiológicas dos grãos, é algo fundamental para elevar a competitividade global do segmento.

Por conta disso, a indústria paranaense HM Rubber desenvolveu uma linha completa de impermeabilizantes e revestimentos protetivos, de última geração, à base de borracha líquida e nanotecnologia, que permitem controlar de forma eficaz a umidade interna de silos e armazéns reduzindo corrosão e contaminação da produção, combinados com os tradicionais sistemas de termometria e aeradores contínuos.

A nova tecnologia, além de garantir vida útil ao projeto de no mínimo 20 anos em superfícies expostas, possui alto poder de refletância do sol, protegendo os silos contra variação de temperatura, mantendo sempre o clima ideal para a qualidade dos grãos.

Com os produtos é possível reduzir o calor das chapas metálicas, refletindo em até 90% os raios ultravioletas, evitando também a corrosão em 100%. “Eles são altamente flexíveis e têm grande aderência, sendo resistente à abrasão, ozônio, chuva ácida, impacto, salinidade, fungos e bactérias, entre outros”, destaca o diretor comercial da HM Rubber, o executivo Élcio Machado.

Soluções como estas, amplamente utilizadas no exterior, podem elevar ainda mais a competitividade e a qualidade dos produtos do agronegócio no Brasil, na opinião de Auri Wahlbrink, diretor patrimonial da Cotripal, uma das mais importantes cooperativas do segmento no País.

“O mercado brasileiro ainda é carente de inovações como estas, são soluções que podem ser extremamente eficazes, não só do ponto de vista financeiro como também logístico, pois a utilização de revestimentos, à base de borracha líquida, demandam pouco tempo de aplicação e secagem, evitando que as atividades  dos silos sejam interrompidas com obras demoradas, ao ponto de comprometer toda a produção”, destaca Wahlbrink.

Localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), a HM Rubber está presente em todo o Brasil, atendendo não apenas o agronegócio, mas também os setores da cadeia da construção civil e infraestrutura, mantendo representantes e distribuidores certificados em todas as regiões do Brasil.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.