Agronegócio movimenta Porto
CI
Imagem: Pixabay
EMBARCAÇÃO

Agronegócio movimenta Porto

Localizado nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no litoral de São Paulo, o porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina
Por: -Aline Merladete

Texto: Correspondente Iara Siqueira

Localizado nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no litoral de São Paulo, o porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina. Inaugurado em 1892, o porto concentra 26,5% da produção nacional e engloba mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Com recordes de movimentação de cargas e melhor marca histórica em 2022, afinal foram 80,7 milhões de toneladas que atravessaram os mares. 

Entre os principais fatores desse aumento, estão as cargas de agronegócio.  O destaque de julho, por exemplo, foi para os grãos da soja com 26,1 milhões de toneladas, em segundo lugar, o milho com 1,8 milhões de toneladas, a celulose com 3,9 milhões de toneladas e por último as cargas de fertilizantes com total de 4,1 milhões de toneladas. Carnes, óleo combustível, sucos cítricos e descargas de enxofre também se sobressaíram se comparado ao mesmo período de 2021. 

Já a carga conteinerizada teve soma de 2,4 milhões de TEUs (Unidade de medida equivalente a Vinte Pés, refere-se à capacidade de carga usada para descrever um container, em número absoluto é a segunda melhor marca para o período. Por último, as atracações no mês de junho, tiveram um acréscimo de 2,1% se comparado ao ano anterior, O aumento das atracações passou de 433 para 2.526. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.