CI

AL/RS presta homenagem ao Dia da Extensão Rural e Dia do Extensionista

A celebração acontece na nesta terça-feira


A Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural e pela Comissão de Representação Externa, prestará uma homenagem pela passagem do Dia Nacional da Extensão Rural. A celebração acontece na nesta terça-feira (06-12), no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa, a partir das 13h, com a presença de representantes de entidades parceiras e autoridades, além da homenageada no Estado: a Emater/RS-Ascar.

A celebração é conseqüência das comemorações, em nível nacional, pela passagem do Dia Nacional da Extensão Rural e Dia do Extensionista Rural – datas celebradas em 6 de dezembro – e que mobilizam a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em todo o Brasil no sentido de sensibilizar a sociedade civil quanto à valorização das instituições que prestam esse tipo de serviço. Na pauta das discussões, estarão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 49, de autoria do deputado Zé Silva (MG), que institui o piso nacional para extensionistas rurais de nível médio e superior, e a criação de um órgão nacional que coordene/regule as atividades das instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil.

A agricultura familiar e o serviço de Ater no Estado

No Rio Grande do Sul, Emater só tem a comemorar a passagem pelo Dia Nacional da Extensão Rural. A ampliação do quadro funcional, com a contratação e reposição de 352 novos empregados, e, principalmente, a reconquista, no último dia 18 de novembro, através de Liminar, do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – Filantropia - fortaleceram ainda mais a atuação técnica e social da Instituição no meio rural. É importante também destacar a criação pelo Governo do Estado da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e as inúmeras iniciativas voltadas para o setor, em especial às ações que desenvolvem a agricultura familiar do RS.

Hoje a agricultura familiar é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Os extensionistas rurais, por sua vez, atuam na promoção deste setor, enfrentando os desafios da produção através de ações voltadas à cadeia produtiva em sua totalidade, ampliando as oportunidades e promovendo a melhoria da renda familiar no meio rural, sem perder de vista a necessidade cada vez mais premente de produção de alimentos limpos.

A Emater/RS-Ascar está presente em 492 dos 496 municípios gaúchos e é a principal executora das políticas públicas voltadas ao homem do campo. Hoje, os 2.200 extensionistas da Instituição atendem a mais de 280 mil famílias de agricultores familiares – o que representa cerca de 75% desse público no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.