CI

Alessandro Teixeira conquista Troféu Guri

Homenagem irá ocorrer em 1° de setembro, durante a Expointer


O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Golombiewski Teixeira, será homenageado com o Troféu Guri. Gaúcho de 37 anos, Teixeira comanda a Apex-Brasil e é presidente da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa), desde abril de 2008.

O Troféu Guri é uma homenagem anual da Rádio Gaúcha a personalidades que promoveram o nome do Rio Grande do Sul com seus trabalhos e conquistas. A entrega do prêmio será no dia 1° de setembro, durante a Expointer.

Sobre Alessandro Teixeira

Alessandro Teixeira é presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e, desde abril de 2008, está à frente, também, da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa). Apesar da pouca idade, o executivo reúne passagens pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da qual foi presidente; pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI); pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Governo Federal brasileiro, onde teve importante papel como coordenador da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior.

O gaúcho foi nomeado, em agosto de 2008, “Personalidade do Ano 2008 - América Latina” pelo renomado jornal britânico The Financial Times. No Japão, ele ganhou o título de “Jovem Líder” pela Fundação Sassakawa. Atualmente, além de administrar a presidência de dois importantes órgãos, Teixeira é conselheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Ele exerce ainda a função de secretário Executivo do Joint Economic and Trade Committee (Brasil-UK) e do Fórum de CEO’s (Brasil-EUA).

Sob a coordenação da Waipa, países da América do Sul lançaram uma ação integrada de atração de investimentos para a região, durante a Conferência Internacional de Investimentos na França, em junho. Esta foi a primeira de uma série de ações conjuntas que visam divulgar a América do Sul como destino de investimentos estrangeiros sob o lema “Why South America?”. O documento foi assinado por 10 países - Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador e Peru. O evento reuniu cerca de 800 pessoas, inclusive ministros de estado, governadores, prefeitos, parlamentares, embaixadores e executivos de empresas dos países europeus.

Desde a entrada de Teixeira na Apex-Brasil, em 2007, a participação do Brasil no mercado internacional só veio a crescer. Hoje, a Agência trabalha com 1.848 empresas exportadoras, representando 63 setores da economia brasileira. Em 2007, 761 ações foram executadas pela entidade, entre elas estão: realização de feiras, missões comerciais de prospecção, rodadas empresariais, ações especiais e road shows. As informações são da assessoria de imprensa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.