CI

Apex-Brasil e Ibravin celebram bons resultados do ano na Expointer 2009

Às 11h do dia 1° de setembro, as entidades irão apresentar os resultados do projeto Wines from Brazil, no estande da Apex-Brasil


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), irá apresentar os resultados do último ano do projeto Wines from Brazil durante a 32ª Expointer. A comemoração irá ocorrer no dia 1° de setembro, às 11h, quando será aberta a garrafa de seis litros do vinho Lote 43, entregue ao presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, e assinada por todos os presentes na ocasião da assinatura da renovação do convênio. Através do projeto, o setor atingiu a meta de exportações de vinhos finos brasileiros.

Com o convênio, a entidade atingiu a meta proposta pelo presidente da Apex-Brasil. Somente entre 2007 e 2008, as exportações de vinhos finos do projeto tiveram crescimento de 143%. “O mercado internacional tem mostrado uma tendência de demanda por vinhos vindos de áreas de produção mais novas, como é o caso do Brasil. No Canadá, por exemplo, a SAQ (Société des Alcools du Québec) acaba de selecionar quatro rótulos brasileiros para venda em suas 441 lojas instaladas na província de Quebec”, informa Teixeira. Atualmente, o convênio conta com 37 vinícolas participantes. Destas, 75% são empresas de pequeno e médio porte. Além de participarem de eventos como feiras internacionais, as equipes das vinícolas recebem treinamento e preparação em parceria com o Sebrae-RS e FIERGS.

A produção de vinho no Brasil cresce de forma substancial, como resultado do aumento da área cultivada com uvas e do crescimento do consumo de vinhos. Atualmente o Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul (que inclui países de produção mais recente), superado apenas pela Argentina, Austrália, África do Sul e Chile. A atividade de produção de vinhos no Brasil está presente em 10 estados, concentrando-se fortemente, porém, no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 90% dos vinhos e derivados elaborados no País. As informações são da assessoria de imprensa da Apex-Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.