Aplicativos rurais

Aplicativos rurais: conheça apps gratuitos para a Agricultura e a Pecuária

Aplicativos rurais, que também podem ser chamados popularmente de apps do agro, são ferramentas cada vez mais úteis no ambiente rural
Por:
262 acessos

Os aplicativos rurais, que também podem ser chamados popularmente de apps do agro, são ferramentas cada vez mais úteis no ambiente rural. Com essas ferramentas para smartphones e tablets, os agricultores e pecuaristas podem desempenhar inúmeras atividades no campo, com o propósito de facilitar e agilizar os processos de gestão das fazendas. Leia também: aplicativos para celular e softwares informatizam e modernizam fazendas.

Existem muitas opções de aplicativos gratuitos para auxiliar o trabalho dos produtores rurais, que podem ser instalados em celulares compatíveis com o sistema Android, do Google, e também para o IOS, sistema para Iphone, da fabricante Apple. Para ajudar o produtor rural na escolha do melhor aplicativo, preparamos um guia com as melhores sugestões publicadas pela Farming Brasil, com foco na Agricultura, aplicativos especializados na Pecuária e outras opções de apps para celular que são indicados para utilização em qualquer tipo de fazenda.

Qual é o aplicativo ideal para você?

Alguns temas, como o clima, são interessantes para qualquer produtor rural. O agricultor precisa monitorar a previsão do tempo para definir as atividades agrícolas, enquanto que o pecuarista também precisa das informações agrometeorológicas para melhorar o manejo de pastos. Confira categorias essenciais que podem interessar.

Previsão do tempo

Há muitas opções para acompanhar a previsão do tempo. As informações meteorologicas auxiliam o produtor a planejar melhor as operações de campo.

Accu Weather

O AccuWeather oferece o serviço em mais de 100 idiomas. Além da previsão do tempo, o aplicativo mostra ao usuário as notícias mais recentes sobre acontecimentos meteorológicos. Também é possível acessar imagens de satélites e vídeos de determinadas regiões. Disponível para Android e iOS.

Agritempo

O aplicativo móvel Agritempo – Sistema de Monitoramento Agrometeorológico – permite aos usuários o acesso, via Internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. O app da Embrapa, além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC).

INMET

Tempo e Clima Oferece a previsão do tempo de todas as cidades brasileiras e previsão por região. O aplicativo também envia alertas meteorológicos e imagens via satélite.

Tempo Agora

O aplicativo Tempo Agora, da Somar meteorologia, oferece previsão do tempo para os próximos dez dias. Além de mapas e imagens de satélites, o usuário também pode acessar notícias sobre o clima da sua região.

Aplicativos agrícolas

A identificação correta de pragas e doenças é essencial para ter um bom manejo e garantir o sucesso da lavoura. Porém, identificar corretamente o problema que está atacando a plantação não é uma tarefa fácil. É necessário ter muita atenção e observar os sintomas apresentados pela planta. Existem aplicativos gratuitos que ajudam a diagnosticar pragas e doenças e alguns até mesmo orientam sobre o tratamento.

Outros aplicativos agrícolas auxiliam o produtor no manejo da irrigação, pulverização e outras operações agrícolas. Para ajudar o agricultor, a Farming Brasil preparou a lista abaixo de aplicativos agrícolas, confira:

Adama Alvo

A ferramenta desenvolvida pela empresa Adama serve para identificar pragas a partir da comparação com imagens de um banco de dados. O produtor pode usar para tratar doenças na soja, trigo, milho e algodão, com o aplicativo já conhecido no mercado há dois anos. Agora, além dessa função, o aplicativo também passa a atender as culturas da cana-de-açúcar e café. Os usuários têm acesso à informações como ciclo de vida, potencial de danos e produtos indicados para o combate das pragas e doenças.

Consórcio Antiferrugem

O aplicativo Consórcio Antiferrugem tem como finalidade o monitoramento da dispersão da ferrugem asiática da soja no Brasil. Através de mapas de dispersão em tempo real, o aplicativo permite a rastreabilidade da doença no decorrer das safras além da pesquisa por cidades onde foram registradas ocorrências e o acesso a informações detalhadas.

Detector de Pragas

Desenvolvido pelo departamento de pesquisa da UFMS de Ponta Porã, o aplicativo ajuda no diagnóstico de dua pragas da soja (olho de rã e ferrugem asiática) e quatro tipos de pragas para frutas cítricas (leprose, verrugose, cancro cítrico e melanose). Funciona a partir da captura de imagens da folha, que são analisadas e comparadas com o banco de dados do app. Ainda está em fase de desenvolvimento para que possa reconhecer outras doenças.

FieldNET

Ferramenta para gerenciar equipamentos e monitorar a irrigação. O aplicativo ainda oferece o map view, que permite a visualização dos pivôs instalados na propriedade. Disponível para Android e iOS.

FMC Agrícola

Desenvolvido pela empresa FMC Agricultural Products, o aplicativo auxilia na identificação de plantas daninhas, pragas e insetos, através da comparação com imagens do acervo. Outro benefício do aplicativo é oferecer informações agronômicas, por meio de vídeos e materiais técnicos da FMC.

FOXBayer

A ferramenta auxilia o produtor na identificação de pragas da soja, trigo, feijão e algodão, a partir de um banco de fotos com imagens em alta resolução e orientações. O aplicativo, que foi desenvolvido pela multinacional alemã Bayer, fornece também recomendações para o tratamento utilizando o fungicida FOX. Está disponível para iOS e Android.

Guia InNat

Uma das maiores dificuldades para o produtor é identificar os inimigos naturais das pragas agrícolas que atacam as lavouras, especialmente para quem pretende utilizá-los como método de controle, já que esses aliados naturais podem ser confundidos com as próprias pragas agrícolas. Para facilitar a identificação, especialistas da Embrapa Agrobiologia (RJ) desenvolveram o aplicativo Guia InNat. A galeria de imagens do Guia InNat contempla 13 famílias de insetos predadores e mais os parasitoides e as aranhas. Baixe aqui para Android.   Tank Mix Calculator Simula a pulverização da lavoura. O aplicativo disponibiliza uma lista com mais de 14 mil defensivos de mais de 300 fabricantes. A ferramenta calcula como deve ser a mistura dos produtos para a aplicação em uma determinada área.

TeeJet

Dicas para a pulverização agrícola a partir de informações fornecidas pelo usuário, como espaçamento, velocidade e precisão da aplicação. Após analisar os dados, o aplicativo sugere opções de bicos pulverizadores.

Yara TankmixIT

O Tankmix da Yara é um banco de dados com resultados de milhares de testes de mistura entre um ou mais produtos YaraVita™ com outros produtos pulverizados. A empresa informa que há muitas variáveis ??em fazer misturas em tanques sob condições de campo que podem influenciar a eficiência de qualquer mistura feita, por isso que o Tankmix é um guia, com testes, e não uma garantia de compatibilidade física ou biológica.

Apps para a Pecuária

O manejo do rebanho bovino de corte e de leite fica mais simples com a ajuda de tecnologia. Para isso, existem aplicativos gratuitos que podem facilitar a vida do pecuarista. Eles ajudam a manter registros organizados sobre o rebanho, planejar a nutrição e facilitam a compra e venda de gado. Os aplicativos são acessíveis e permitem que o produtor tenha todos esses dados ao alcance sempre, no celular. Conheça abaixo algumas opções de aplicativos para pecuaristas.

Uboi

O Uboi é um aplicativo que facilita a compra e venda de gado. Nele, é possível ver fotos e vídeos do gado à venda, além do contato de vendedores e compradores. O app já tem usuários cadastrados, nos estados do Pará e Mato Grosso. Por meio dele, também é possível identificar a localização exata da fazenda que está vendendo os bovinos. O app é gratuito e está disponível para Android, mas será lançado em iOS em breve. Tem versão web.

Jetbov

Voltado para a pecuária de corte, o aplicativo Jetbov ajuda a organizar dados sobre o rebanho, para diminuir o tempo gasto com manejo. O app funciona mesmo offline. O pecuarista pode anotar os dados e depois, quando tiver acesso à internet, o sistema vai sincronizar as informações. O aplicativo também é capaz de estimar o peso do animal, usando as dimensões medidas com fita métrica. Outra vantagem é que o app faz leitura de brincos eletrônicos no gado. O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android.

$uplementa Certo

Essa ferramenta da Embrapa permite ao pequeno, médio e grande produtor da cadeia de carne bovina comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto de suplementação, de diferentes marcas. Permite, também, realizar a comparação com dois tipos de suplementação distintas: suplementação com sal proteinado e semi-confinamento. Está disponível na plataforma Android.

Bovinews

Desenvolvido pela Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, o aplicativo auxilia no aumento da produtividade de bovinos. Oferece orientações sobre manejo, nutrição e sanidade. Assim, o pecuarista pode acessar os artigos divulgados pela marca em um único espaço. Está disponível para sistema Android e iOS.

Ciclo Suplementação Minerthal

A empresa Minerthal, fabricante de suplementos bovinos, lançou o aplicativo Ciclo da Suplementação Minerthal. Ele ajuda o pecuarista a traçar uma estratégia de suplementação de precisão. Por enquanto, está disponível só o ciclo para fase de cria. O app solicita informações como fase da cria, se é parto, cobertura ou lactação, época do ano e escore corporal dos animais. A partir disso, cria a melhor estratégia para o pecuarista. Está disponível para Android.

Roda da Reprodução

Esse é um dos aplicativos que ajuda o processo de gestão do rebanho leiteiro, levando para o meio digital o quadro físico que costuma ser usado por pecuaristas. Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, acompanha o ciclo de reprodução do rebanho, desde a cobertura ou inseminação até o parto. O app facilita o acompanhamento da situação de cada vaca, em um calendário circular anual. Algumas funcionalidades do aplicativo são agenda para cadastro dos animais e controle do ciclo de todos os estágios reprodutivos. É possível informar detalhes, como por exemplo aborto, parto e secagem. O usuário também pode realizar buscar entre os bovinos cadastrados.

Bovcontrol

O aplicativo ajuda na gestão do rebanho, a partir de coletas de dados no smartphone que podem ser acessados por um computador para controle. O app dá dicas para aumentar a produção de carne e tem dados precisos, para ajudar na emissão de certificados. Coleta dados dos animais por dispositivos como brincos, chips ou balanças eletrônicas. A ferramenta registra atividades nutricionais e sanitárias, além de controles de doenças e vacinas. O app também emite alertas para eventos periódicos. Todos os dados podem ser exportados para planilha. Disponível no Google Play, em versão grátis ou paga.

4milk

O aplicativo foi desenvolvido para ser uma ferramenta na gestão da pecuária leiteira. Com a ferramenta, é possível realizar compra e venda de animais e transferência de propriedade de animais cadastrados. Também é possível participar de leilões de compras coletivas. O pecuarista pode importar dados de outros programas ou inserir tabelas e resultados de exames de rotina, como controle da mastite. Funciona também offline. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Pastejando

A Embrapa e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançaram o aplicativo Pastejando, que facilita o planejamento forrageiro. A ferramenta substitui a necessidade de utilização das planilhas eletrônicas ou cálculos manuais, aumentando a eficiência na gestão de recursos forrageiros. Leia mais: Pastejando ajuda a planejar a oferta de alimento ao gado o ano todo. O app faz a projeção das variações do estoque de pastagens, com base nos fluxos de entrada e saída. São calculados os valores reais da massa de forragem, acúmulo, desaparecimento, crescimento, consumo e também perdas.

Gestão da fazenda Lynx Dashboard

Ferramenta que cria um banco de dados com as informações fornecidas pelo usuário e facilita a interpretação desses dados, por meio da geração de gráficos. Dessa forma, o aplicativo auxilia o produtor na gestão de informações financeiras, administrativas ou de produção na fazenda. Disponível para Android e iOS.

Aplicativos para melhorar a logística

Os aplicativos para tablets e celulares podem ajudar a organizar a logística dos negócios agropecuários. De forma fácil e rápida, é possível calcular fretes, cargas e negociar o serviço gratuitamente.

Outra vantagem de usar essas ferramentas é a economia, seja a partir da escolha de frete mais barato ou economia de combustível com a melhor rota para a fazenda.

Álcool ou Gasolina, Chefia?

O usuário informa o valor do combustível (álcool ou gasolina), e o aplicativo da Mooenda faz o calculo para analisar qual é a escolha mais econômica para o motorista.

BuscaCargas

Empresas ou usuários podem incluir no sistema cargas que precisam ser transportadas e transportadores têm acesso à lista de ofertas. O transportador pode fazer uma proposta, trocar mensagens com o embarcador e fechar o negócio. Após retirar a carga, o transportador compartilha o status do frete (em transporte, entregue, por exemplo), e recebe o pagamento após a entrega. Gratuito e disponível para Android.

Fretebras

Aplicativo de fretes que tem como objetivo aproximar motoristas autônomos e empresas.  Com essa ferramenta, o usuário informa a localização do seu veículo e visualiza os fretes mais próximos. Gratuito e disponível para Android.

Frete Empresa NTC

Baseado nas planilhas de custos para o transporte de cargas publicadas pela NTC&Logística, este aplicativo calcula o valor do frete-peso, para cargas do tipo lotação de acordo com parâmetros escolhidos pelo usuário. O valor do frete sugerido será de acordo com a margem de lucro selecionada pelo transportador. Gratuito e disponível para Android.

Preço dos Combustíveis

O aplicativo auxilia o consumidor a encontrar o melhor preço entre os postos de combustível na sua região. Com a base de postos do Brasil, a ferramenta fornece o preço de cada combustível, a localização do posto e, permite o usuário traçar a rota até o local, utilizando qualquer aplicativo GPS.

Índice de Antecipação de Pneus

Ajuda o produtor rural a manter a qualidade dos pneus e transmissão dos tratores. O Índice de Antecipação de Pneus (IAP) calcula automaticamente a diferença de velocidade linear entre os pneus dianteiros e traseiros. A ferramenta garante um melhor desempenho da máquina, evita gasto excessivo de combustível e o desgaste prematuro dos pneus. Disponível para Android.

Iveco Brasil

O aplicativo é voltado para frotistas e caminhoneiros de todo o Brasil e oferece serviços como a definição da melhor rota entre um ponto e outro, cálculo de gastos com combustível, entre outras utilidades. Gratuito e disponível para Android e iOS.

TruckPad Fretes e Cargas

O aplicativo oferece aproximadamente 25 mil ofertas de fretes por dia, indicando as viagens mais próximas do caminhoneiro. Um diferencial da ferramenta é que o motorista recebe os dados de consumo médio de diesel e os preços dos pedágios do trajeto antes de aceitar pegar a carga. Gratuito e disponível para Android e iOS.

Pausa do café

Após o dia de trabalho no campo, todo mundo merece uma pausa para apreciar um bom café coado ou espresso. Além de degustar a bebida, os apreciadores podem conferir dicas para aperfeiçoar o preparo do café, descobrir curiosidades sobre a cafeicultura, descobrir novas cafeterias e até mesmo aprender a arte de decorar as xícaras com leite, com a técnica Latte Art.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink