CI

Aplicativos rurais: conheça apps gratuitos para a Agricultura e a Pecuária

Aplicativos rurais, que também podem ser chamados popularmente de apps do agro, são ferramentas cada vez mais úteis no ambiente rural


Os aplicativos rurais, que também podem ser chamados popularmente de apps do agro, são ferramentas cada vez mais úteis no ambiente rural. Com essas ferramentas para smartphones e tablets, os agricultores e pecuaristas podem desempenhar inúmeras atividades no campo, com o propósito de facilitar e agilizar os processos de gestão das fazendas. Leia também: aplicativos para celular e softwares informatizam e modernizam fazendas.

Existem muitas opções de aplicativos gratuitos para auxiliar o trabalho dos produtores rurais, que podem ser instalados em celulares compatíveis com o sistema Android, do Google, e também para o IOS, sistema para Iphone, da fabricante Apple. Para ajudar o produtor rural na escolha do melhor aplicativo, preparamos um guia com as melhores sugestões publicadas pela Farming Brasil, com foco na Agricultura, aplicativos especializados na Pecuária e outras opções de apps para celular que são indicados para utilização em qualquer tipo de fazenda.

Qual é o aplicativo ideal para você?

Alguns temas, como o clima, são interessantes para qualquer produtor rural. O agricultor precisa monitorar a previsão do tempo para definir as atividades agrícolas, enquanto que o pecuarista também precisa das informações agrometeorológicas para melhorar o manejo de pastos. Confira categorias essenciais que podem interessar.

Previsão do tempo

Há muitas opções para acompanhar a previsão do tempo. As informações meteorologicas auxiliam o produtor a planejar melhor as operações de campo.

Accu Weather

O AccuWeather oferece o serviço em mais de 100 idiomas. Além da previsão do tempo, o aplicativo mostra ao usuário as notícias mais recentes sobre acontecimentos meteorológicos. Também é possível acessar imagens de satélites e vídeos de determinadas regiões. Disponível para Android e iOS.

Agritempo

O aplicativo móvel Agritempo – Sistema de Monitoramento Agrometeorológico – permite aos usuários o acesso, via Internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. O app da Embrapa, além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC).

INMET

Tempo e Clima Oferece a previsão do tempo de todas as cidades brasileiras e previsão por região. O aplicativo também envia alertas meteorológicos e imagens via satélite.

Tempo Agora

O aplicativo Tempo Agora, da Somar meteorologia, oferece previsão do tempo para os próximos dez dias. Além de mapas e imagens de satélites, o usuário também pode acessar notícias sobre o clima da sua região.

Aplicativos agrícolas

A identificação correta de pragas e doenças é essencial para ter um bom manejo e garantir o sucesso da lavoura. Porém, identificar corretamente o problema que está atacando a plantação não é uma tarefa fácil. É necessário ter muita atenção e observar os sintomas apresentados pela planta. Existem aplicativos gratuitos que ajudam a diagnosticar pragas e doenças e alguns até mesmo orientam sobre o tratamento.

Outros aplicativos agrícolas auxiliam o produtor no manejo da irrigação, pulverização e outras operações agrícolas. Para ajudar o agricultor, a Farming Brasil preparou a lista abaixo de aplicativos agrícolas, confira:

Adama Alvo

A ferramenta desenvolvida pela empresa Adama serve para identificar pragas a partir da comparação com imagens de um banco de dados. O produtor pode usar para tratar doenças na soja, trigo, milho e algodão, com o aplicativo já conhecido no mercado há dois anos. Agora, além dessa função, o aplicativo também passa a atender as culturas da cana-de-açúcar e café. Os usuários têm acesso à informações como ciclo de vida, potencial de danos e produtos indicados para o combate das pragas e doenças.

Consórcio Antiferrugem

O aplicativo Consórcio Antiferrugem tem como finalidade o monitoramento da dispersão da ferrugem asiática da soja no Brasil. Através de mapas de dispersão em tempo real, o aplicativo permite a rastreabilidade da doença no decorrer das safras além da pesquisa por cidades onde foram registradas ocorrências e o acesso a informações detalhadas.

Detector de Pragas

Desenvolvido pelo departamento de pesquisa da UFMS de Ponta Porã, o aplicativo ajuda no diagnóstico de dua pragas da soja (olho de rã e ferrugem asiática) e quatro tipos de pragas para frutas cítricas (leprose, verrugose, cancro cítrico e melanose). Funciona a partir da captura de imagens da folha, que são analisadas e comparadas com o banco de dados do app. Ainda está em fase de desenvolvimento para que possa reconhecer outras doenças.

FieldNET

Ferramenta para gerenciar equipamentos e monitorar a irrigação. O aplicativo ainda oferece o map view, que permite a visualização dos pivôs instalados na propriedade. Disponível para Android e iOS.

FMC Agrícola

Desenvolvido pela empresa FMC Agricultural Products, o aplicativo auxilia na identificação de plantas daninhas, pragas e insetos, através da comparação com imagens do acervo. Outro benefício do aplicativo é oferecer informações agronômicas, por meio de vídeos e materiais técnicos da FMC.

FOXBayer

A ferramenta auxilia o produtor na identificação de pragas da soja, trigo, feijão e algodão, a partir de um banco de fotos com imagens em alta resolução e orientações. O aplicativo, que foi desenvolvido pela multinacional alemã Bayer, fornece também recomendações para o tratamento utilizando o fungicida FOX. Está disponível para iOS e Android.

Guia InNat

Uma das maiores dificuldades para o produtor é identificar os inimigos naturais das pragas agrícolas que atacam as lavouras, especialmente para quem pretende utilizá-los como método de controle, já que esses aliados naturais podem ser confundidos com as próprias pragas agrícolas. Para facilitar a identificação, especialistas da Embrapa Agrobiologia (RJ) desenvolveram o aplicativo Guia InNat. A galeria de imagens do Guia InNat contempla 13 famílias de insetos predadores e mais os parasitoides e as aranhas. Baixe aqui para Android.   Tank Mix Calculator Simula a pulverização da lavoura. O aplicativo disponibiliza uma lista com mais de 14 mil defensivos de mais de 300 fabricantes. A ferramenta calcula como deve ser a mistura dos produtos para a aplicação em uma determinada área.

TeeJet

Dicas para a pulverização agrícola a partir de informações fornecidas pelo usuário, como espaçamento, velocidade e precisão da aplicação. Após analisar os dados, o aplicativo sugere opções de bicos pulverizadores.

Yara TankmixIT

O Tankmix da Yara é um banco de dados com resultados de milhares de testes de mistura entre um ou mais produtos YaraVita™ com outros produtos pulverizados. A empresa informa que há muitas variáveis ??em fazer misturas em tanques sob condições de campo que podem influenciar a eficiência de qualquer mistura feita, por isso que o Tankmix é um guia, com testes, e não uma garantia de compatibilidade física ou biológica.

Apps para a Pecuária

O manejo do rebanho bovino de corte e de leite fica mais simples com a ajuda de tecnologia. Para isso, existem aplicativos gratuitos que podem facilitar a vida do pecuarista. Eles ajudam a manter registros organizados sobre o rebanho, planejar a nutrição e facilitam a compra e venda de gado. Os aplicativos são acessíveis e permitem que o produtor tenha todos esses dados ao alcance sempre, no celular. Conheça abaixo algumas opções de aplicativos para pecuaristas.

Uboi

O Uboi é um aplicativo que facilita a compra e venda de gado. Nele, é possível ver fotos e vídeos do gado à venda, além do contato de vendedores e compradores. O app já tem usuários cadastrados, nos estados do Pará e Mato Grosso. Por meio dele, também é possível identificar a localização exata da fazenda que está vendendo os bovinos. O app é gratuito e está disponível para Android, mas será lançado em iOS em breve. Tem versão web.

Jetbov

Voltado para a pecuária de corte, o aplicativo Jetbov ajuda a organizar dados sobre o rebanho, para diminuir o tempo gasto com manejo. O app funciona mesmo offline. O pecuarista pode anotar os dados e depois, quando tiver acesso à internet, o sistema vai sincronizar as informações. O aplicativo também é capaz de estimar o peso do animal, usando as dimensões medidas com fita métrica. Outra vantagem é que o app faz leitura de brincos eletrônicos no gado. O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android.

$uplementa Certo

Essa ferramenta da Embrapa permite ao pequeno, médio e grande produtor da cadeia de carne bovina comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto de suplementação, de diferentes marcas. Permite, também, realizar a comparação com dois tipos de suplementação distintas: suplementação com sal proteinado e semi-confinamento. Está disponível na plataforma Android.

Bovinews

Desenvolvido pela Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, o aplicativo auxilia no aumento da produtividade de bovinos. Oferece orientações sobre manejo, nutrição e sanidade. Assim, o pecuarista pode acessar os artigos divulgados pela marca em um único espaço. Está disponível para sistema Android e iOS.

Ciclo Suplementação Minerthal

A empresa Minerthal, fabricante de suplementos bovinos, lançou o aplicativo Ciclo da Suplementação Minerthal. Ele ajuda o pecuarista a traçar uma estratégia de suplementação de precisão. Por enquanto, está disponível só o ciclo para fase de cria. O app solicita informações como fase da cria, se é parto, cobertura ou lactação, época do ano e escore corporal dos animais. A partir disso, cria a melhor estratégia para o pecuarista. Está disponível para Android.

Roda da Reprodução

Esse é um dos aplicativos que ajuda o processo de gestão do rebanho leiteiro, levando para o meio digital o quadro físico que costuma ser usado por pecuaristas. Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, acompanha o ciclo de reprodução do rebanho, desde a cobertura ou inseminação até o parto. O app facilita o acompanhamento da situação de cada vaca, em um calendário circular anual. Algumas funcionalidades do aplicativo são agenda para cadastro dos animais e controle do ciclo de todos os estágios reprodutivos. É possível informar detalhes, como por exemplo aborto, parto e secagem. O usuário também pode realizar buscar entre os bovinos cadastrados.

Bovcontrol

O aplicativo ajuda na gestão do rebanho, a partir de coletas de dados no smartphone que podem ser acessados por um computador para controle. O app dá dicas para aumentar a produção de carne e tem dados precisos, para ajudar na emissão de certificados. Coleta dados dos animais por dispositivos como brincos, chips ou balanças eletrônicas. A ferramenta registra atividades nutricionais e sanitárias, além de controles de doenças e vacinas. O app também emite alertas para eventos periódicos. Todos os dados podem ser exportados para planilha. Disponível no Google Play, em versão grátis ou paga.

4milk

O aplicativo foi desenvolvido para ser uma ferramenta na gestão da pecuária leiteira. Com a ferramenta, é possível realizar compra e venda de animais e transferência de propriedade de animais cadastrados. Também é possível participar de leilões de compras coletivas. O pecuarista pode importar dados de outros programas ou inserir tabelas e resultados de exames de rotina, como controle da mastite. Funciona também offline. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Pastejando

A Embrapa e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançaram o aplicativo Pastejando, que facilita o planejamento forrageiro. A ferramenta substitui a necessidade de utilização das planilhas eletrônicas ou cálculos manuais, aumentando a eficiência na gestão de recursos forrageiros. Leia mais: Pastejando ajuda a planejar a oferta de alimento ao gado o ano todo. O app faz a projeção das variações do estoque de pastagens, com base nos fluxos de entrada e saída. São calculados os valores reais da massa de forragem, acúmulo, desaparecimento, crescimento, consumo e também perdas.

Gestão da fazenda Lynx Dashboard

Ferramenta que cria um banco de dados com as informações fornecidas pelo usuário e facilita a interpretação desses dados, por meio da geração de gráficos. Dessa forma, o aplicativo auxilia o produtor na gestão de informações financeiras, administrativas ou de produção na fazenda. Disponível para Android e iOS.

Aplicativos para melhorar a logística

Os aplicativos para tablets e celulares podem ajudar a organizar a logística dos negócios agropecuários. De forma fácil e rápida, é possível calcular fretes, cargas e negociar o serviço gratuitamente.

Outra vantagem de usar essas ferramentas é a economia, seja a partir da escolha de frete mais barato ou economia de combustível com a melhor rota para a fazenda.

Álcool ou Gasolina, Chefia?

O usuário informa o valor do combustível (álcool ou gasolina), e o aplicativo da Mooenda faz o calculo para analisar qual é a escolha mais econômica para o motorista.

BuscaCargas

Empresas ou usuários podem incluir no sistema cargas que precisam ser transportadas e transportadores têm acesso à lista de ofertas. O transportador pode fazer uma proposta, trocar mensagens com o embarcador e fechar o negócio. Após retirar a carga, o transportador compartilha o status do frete (em transporte, entregue, por exemplo), e recebe o pagamento após a entrega. Gratuito e disponível para Android.

Fretebras

Aplicativo de fretes que tem como objetivo aproximar motoristas autônomos e empresas.  Com essa ferramenta, o usuário informa a localização do seu veículo e visualiza os fretes mais próximos. Gratuito e disponível para Android.

Frete Empresa NTC

Baseado nas planilhas de custos para o transporte de cargas publicadas pela NTC&Logística, este aplicativo calcula o valor do frete-peso, para cargas do tipo lotação de acordo com parâmetros escolhidos pelo usuário. O valor do frete sugerido será de acordo com a margem de lucro selecionada pelo transportador. Gratuito e disponível para Android.

Preço dos Combustíveis

O aplicativo auxilia o consumidor a encontrar o melhor preço entre os postos de combustível na sua região. Com a base de postos do Brasil, a ferramenta fornece o preço de cada combustível, a localização do posto e, permite o usuário traçar a rota até o local, utilizando qualquer aplicativo GPS.

Índice de Antecipação de Pneus

Ajuda o produtor rural a manter a qualidade dos pneus e transmissão dos tratores. O Índice de Antecipação de Pneus (IAP) calcula automaticamente a diferença de velocidade linear entre os pneus dianteiros e traseiros. A ferramenta garante um melhor desempenho da máquina, evita gasto excessivo de combustível e o desgaste prematuro dos pneus. Disponível para Android.

Iveco Brasil

O aplicativo é voltado para frotistas e caminhoneiros de todo o Brasil e oferece serviços como a definição da melhor rota entre um ponto e outro, cálculo de gastos com combustível, entre outras utilidades. Gratuito e disponível para Android e iOS.

TruckPad Fretes e Cargas

O aplicativo oferece aproximadamente 25 mil ofertas de fretes por dia, indicando as viagens mais próximas do caminhoneiro. Um diferencial da ferramenta é que o motorista recebe os dados de consumo médio de diesel e os preços dos pedágios do trajeto antes de aceitar pegar a carga. Gratuito e disponível para Android e iOS.

Pausa do café

Após o dia de trabalho no campo, todo mundo merece uma pausa para apreciar um bom café coado ou espresso. Além de degustar a bebida, os apreciadores podem conferir dicas para aperfeiçoar o preparo do café, descobrir curiosidades sobre a cafeicultura, descobrir novas cafeterias e até mesmo aprender a arte de decorar as xícaras com leite, com a técnica Latte Art.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.