CI

Argentina: Trigo terá a pior campanha da história

Nesta data já foram implantados 2,70 de trigo 2009/10 em todo o território nacional


Nesta data já foram implantados 2,70 milhões de hectares de trigo 2009/10 em todo o território nacional, número equivalente a 98,3% da área projetada, segundo o informativo de desenvolvimento dos cultivos da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

No ano passado foram implantados 1,75 milhões de hectares a mais que na presente campanha, que será o pior ciclo trigueiro da história da Argentina. Os 50.000 hectares que ainda faltam ser implantados se concentram principalmente no centro-sul de La Pampa e sudoeste de Buenos Aires, onde ainda se espera alguma precipitação nos próximos dias, para que se inicie a semeadura.

“Se estima que uns 900.000 hectares nestas regiões sofram em maior ou menor quantidade o déficit de umidade, influenciando seu desenvolvimento, além de também ser afetado por fortes ondas de frio em dias anteriores”, informou o Departamento de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Cereais.

No entanto, no sudoeste de Buenos Aires restam escassos lotes para finalizar a semeadura, em poucos dias. “Nos lotes concluídos se observa boa condição, bom estande de plantas e sanidade”, completou o informativo.

Os cultivos nas províncias de Salta e Tucumán requerem maior umidade, visto que entraram em etapas mais críticas de definição dos rendimentos com limitadas reservas hídricas.

Os melhores rendimentos, até o momento, foram do oeste trigueiro nacional, onde se observam um bom estado dos cultivos.

“Nesta zona as últimas chuvas propiciam um bom desenvolvimento em Entre Ríos, centro-sul de Santa Fe e leste de Buenos Aires”, finalizou a Bolsa de Cereais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.