CI

Arroio do Padre recebe 1ª Mostra Virtual de Gado Leiteiro

A tradicional Festa Municipal de Arroio do Padre, que aconteceu na última quinta-feira (20/04), contou com uma atividade inovadora em sua 15ª edição


A tradicional Festa Municipal de Arroio do Padre, que aconteceu na quinta-feira (20/04) passada, contou com uma atividade inovadora em sua 15ª edição. Através de uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, aconteceu a 1ª Mostra Virtual de Gado Leiteiro, com premiação das raças Jersey e Holandesa. No espaço do Salão da Comunidade II, o evento contou não só com a presença dos seis produtores que participavam da competição, mas de autoridades, da corte do munícipio e de convidados. 

Ao todo, 22 animais de até 24 meses foram expostos na Mostra, sendo dez da raça Jersey e 12 da raça Holandesa, divididos em três categorias. A novidade este ano foi o uso de imagens gravadas dos animais, ao invés da exposição física dos mesmos. A proposta da equipe da Emater/RS-Ascar de usar a tecnologia e inovar a já tradicional premiação foi pensada para facilitar e incentivar a participação dos produtores, já que a possibilidade da Mostra deste ano acontecer era remota, frente aos gastos com alimentação, transporte e vacina. 

Além disso, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Paula Fonseca, o método utilizado foi importante por reduzir o estresse causado no gado por não estar em seu habitat natural. Apesar de a Mostra virtual ter sido um facilitador para os participantes, para a organização, o processo foi longo e desafiador. A assistente técnica regional do Escritório da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Mara Helena Saalfeld, ressaltou, como desafios para a equipe gravar imagens de todos os animais, em cada propriedade, e concluir o processo de edição, e encontrar um profissional disposto a julgar estes animais através de imagens. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.