Arroz: Plantio em solo seco é alternativa na redução de custos

Agronegócio

Arroz: Plantio em solo seco é alternativa na redução de custos

A alternativa para este cenário pode ser encontrada na adoção do sistema do plantio em solo seco
Por:
13233 acessos
Diante da atual baixa nos preços pagos pela saca do arroz ao produtor, uma das saídas para evitar a perda de lucratividade é a redução dos custos de produção. A alternativa para este cenário pode ser encontrada na adoção do sistema do plantio em solo seco.


Desta forma, a parceria cada vez mais consolidada entre as empresas Plantar e Ricetec almeja auxiliar o rizicultor a atravessar esse delicado momento desmitificando pontos que inibem a adaptação ao sistema de plantio em solo seco.

O maior receio dos produtores de arroz em implementar o método é a queda na produção. Porém a realidade mostra um cenário totalmente próspero e lucrativo para o setor produtivo. Para se ter uma idéia do sucesso do negócio, somente na safra 2009/2010, o plantio em linha foi utilizado em mais de 4 mil hectares no sul de Santa Catarina e para a próxima safra a tendência é de aumento na área de plantio.


Os benefícios para o produtor que aposta no plantio em linha são diversos e podem representar uma boa economia nos custos da lavoura. Já é fato que há um menor desgaste do maquinário agrícola, redução na utilização da água, energia elétrica, mão de obra, entre outros.


Além disso, gera economia de diesel e insumos, e reduz consideravelmente o impacto ambiental. Vale ressaltar que o sistema ainda permite o crescimento da produtividade e protege o solo em plantio direto e semi-direto.

Entretanto, o foco da Plantar e Ricetec é fortalecer ainda mais o contato direto com o agricultor através de assistências técnicas permanentes e próximas, que repassem o conhecimento necessário para que o produtor rural esteja sempre capacitado e preparado para lidar com os desafios de cada nova safra.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink