CI

Arroz: Plantio em solo seco é alternativa na redução de custos

A alternativa para este cenário pode ser encontrada na adoção do sistema do plantio em solo seco


Diante da atual baixa nos preços pagos pela saca do arroz ao produtor, uma das saídas para evitar a perda de lucratividade é a redução dos custos de produção. A alternativa para este cenário pode ser encontrada na adoção do sistema do plantio em solo seco.


Desta forma, a parceria cada vez mais consolidada entre as empresas Plantar e Ricetec almeja auxiliar o rizicultor a atravessar esse delicado momento desmitificando pontos que inibem a adaptação ao sistema de plantio em solo seco.

O maior receio dos produtores de arroz em implementar o método é a queda na produção. Porém a realidade mostra um cenário totalmente próspero e lucrativo para o setor produtivo. Para se ter uma idéia do sucesso do negócio, somente na safra 2009/2010, o plantio em linha foi utilizado em mais de 4 mil hectares no sul de Santa Catarina e para a próxima safra a tendência é de aumento na área de plantio.

Os benefícios para o produtor que aposta no plantio em linha são diversos e podem representar uma boa economia nos custos da lavoura. Já é fato que há um menor desgaste do maquinário agrícola, redução na utilização da água, energia elétrica, mão de obra, entre outros.


Além disso, gera economia de diesel e insumos, e reduz consideravelmente o impacto ambiental. Vale ressaltar que o sistema ainda permite o crescimento da produtividade e protege o solo em plantio direto e semi-direto.

Entretanto, o foco da Plantar e Ricetec é fortalecer ainda mais o contato direto com o agricultor através de assistências técnicas permanentes e próximas, que repassem o conhecimento necessário para que o produtor rural esteja sempre capacitado e preparado para lidar com os desafios de cada nova safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.