CI

Arroz é 25% da área irrigada no Brasil

Levantamento feito pela ANA e pela Conab aponta que são 1,3 milhão de hectares de arroz irrigado


Foto: Pixabay

Um mapeamento realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento avaliou o montante de arroz irrigado no país. O volume é de 1,3 milhão de hectares ou 25% do total da área irrigada no Brasil.. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (21) pelos dois órgãos em um webinar.

O arroz irrigado responde por 77% do cultivo e 90% das áreas de produção no país. As áreas de sequeiro vem em retração mas com incremento de produtividade com tecnologia e melhorias no manejo. 

A cultura de arroz irrigado também demanda mais água do que outros sistemas, respondendo por 40% do volume captado. “A cultura é chave tanto para as discussões de segurança hídrica quanto de segurança alimentar, de desenvolvimento regional e de recursos hídricos. O mapeamento dessas lavouras é fundamental para tomadas de decisão nas políticas agrícolas, de desenvolvimento regional e de recursos hídricos", afirma Marcelo Cruz, diretor da ANA.

Por outro lado a irrigação garante mais que o triplo de produtividade do quem em áreas de sequeiro. Na média dos últimos cinco anos (2014-2018), o arroz de sequeiro rendeu 2.134 kg/ha, enquanto o irrigado teve um rendimento de 7.403 kg/ha – 3,5 vezes mais.

A produção foi identificada em 342 municípios, sendo 75 deles com área superior a 3 mil hectares e totalizam 1,1 milhão de hectares (85% do total). Desses 75 municípios, 49 estão no Rio Grande do Sul, 15 em Santa Catarina, seis em Tocantins e outros cinco em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Roraima. Os quatro principais irrigantes localizam-se no Rio Grande do Sul sendo o maior em Uruguaiana com 80 mil hectares.

O levantamento também apontou que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins respondem por 1,2 milhão dentre 1,3 milhão do total de hectares de arroz identificados no Brasil. O RS mantém a liderança absoluta com 72,9% da área ocupada pelo arroz irrigado (946 mil hectares), seguido por Santa Catarina (11,5%) e Tocantins (8,4%). Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul aparecem na sequência respectivamente com 1,5%, 1,3% e 0,8%. Os demais 3,5% da área estimada estão distribuídos em outros 12 estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo.
 
 “O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de arroz, juntamente com a China, Índia, Indonésia, Bangladesh, Vietnã, Tailândia, Myanmar, Filipinas, Japão e Paquistão", explica Guilherme Bastos, presidente da Conab. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.