CI

Árvores fixadoras de nitrogênio fazem floresta crescer

As florestas tropicais são aliadas na luta contra as mudanças climáticas


Foto: Marcel Oliveira

As árvores que fixam o nitrogênio ajudam as florestas tropicais a crescerem mais rápido e armazenam mais carbono, segundo uma nova pesquisa publicada na  Nature Communications. Pesquisas que utilizaram dados de florestas tropicais no Panamá podem orientar o trabalho de reflorestamento tropical para otimizar a absorção de carbono. 

As florestas tropicais são aliadas na luta contra as mudanças climáticas. As árvores em crescimento absorvem as emissões de carbono e as armazenam como biomassa lenhosa. Como resultado, o reflorestamento de terras antes desmatadas para exploração madeireira, mineração e agricultura é considerado uma ferramenta poderosa para bloquear grandes quantidades de emissões de carbono nos trópicos da América do Sul. 

O estudo modelou como a mistura de espécies de árvores que crescem em uma floresta tropical após uma perturbação, como a exploração madeireira, pode afetar a capacidade da floresta de sequestrar carbono. A equipe descobriu que a presença de árvores que fixam nitrogênio pode dobrar a quantidade de carbono que uma floresta armazena em seus primeiros 30 anos de regeneração. Na maturidade, as florestas com fixação de nitrogênio capturaram 10% mais carbono do que as florestas que não capturam. 

Sarah Batterman, pesquisadora do Instituto Cary de Estudos sobre Ecossistemas e coautora do artigo, explica que os pesquisadores “querem usar este trabalho para orientar o reflorestamento tropical para otimizar a absorção e resistência de carbono. Isso requer a compreensão de qual mistura de árvores é necessária para maximizar o tempo de armazenamento de carbono a longo prazo e, ao mesmo tempo, apoiar as condições climáticas futuras. Nossas descobertas sugerem que as árvores que fixam nitrogênio são um ingrediente chave na receita de reflorestamento”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.