CI

Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro completa 2 anos

Há exatos 2 anos, durante reunião realizada em São Paulo, nascia a APCGIL


Há exatos 2 anos, durante reunião realizada em São Paulo, nascia a APCGIL - Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro.

Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, eleito na oportunidade como presidente da Associação, formou uma diretoria com os principais nomes do Gir Leiteiro e continua no comando da entidade com muita dedicação, envolvimento e, acima de tudo, muito respeito pela raça.


“São Paulo foi o marco importante na raça Gir Leiteiro, lembrando aqui alguns pioneiros, criadores que fazem história, como Eduardo Falcão de Carvalho, dr. José Francisco Junqueira Reis, dentre outros mais, que reclamavam sua associação. E em 19 de janeiro de 2010, surgiu a APCGIL, que completa, hoje, dois anos”, comemora a dra. Dalila Galdeano Lopes, diretora jurídica da associação.

Segundo ela, o tempo é exíguo, mas o caminho foi rápido e o Gir Leiteiro ganhou destaque no cenário nacional. “Há muito ainda a percorrer, mas, trabalho, dedicação e seriedade são atributos indispensáveis para se conquistar um ideal, que estamos construindo.”

Nesse período, metas foram alcançadas, objetivos realizados e muitos criadores de Gir Leiteiro paulistas tornaram-se associados. Com o empenho de todos os envolvidos, inclusive da diretoria da entidade, o número de adesões continua aumentando e a APCGIL comemora, atualmente, a marca de 51 sócios.

Esse primeiro biênio marcou algumas realizações da APCGIL que, dentre tantas conquistas, aumentou o número de exposições ranqueadas de seis, em 2010, para dez em 2011. Além disso, inovou ao lançar, durante a Feileite 2011, a primeira PGLP – Prova de Gir Leiteiro a Pasto, em parceria com a FMVZ-USP, que avaliará a produção de leite das matrizes Gir Leiteiro, persistência de lactação, qualidade do leite, taxa de reconcepção das novilhas, entre outras características. A iniciativa conta com a coparticipação técnica da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro e da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e o apoio de empresas do setor privado como a Dow Agrosciences e a C.R.I. Genética Brasil, primeira central de inseminação a apoiar a PGLP.

“Nós da C.R.I. Genética Brasil temos um compromisso com o desenvolvimento da pecuária leiteira do Brasil. Todas as ações que convergirem para essa direção, terão o apoio inequívoco de nossa empresa. Essa iniciativa da APCGIL será um divisor de águas para o avanço do Zebu leiteiro. Por isso apoiamos incondicionalmente a APCGIL. Toda a diretoria da entidade merece nossos mais sinceros elogios”, afirma Henrique Rocha, gerente de Produto Leite da C.R.I.


Douglas Ribeiro, da Dow Agrosciences, além de comemorar os dois anos da APCGIL, destacou a importância da nutrição animal para o sucesso da prova. “Em pecuária, quando mencionamos alimentação animal, estamos diretamente falando sobre pastagem e a Dow acredita e dará todos os subsídios necessários à realização desse projeto”.

Um dos idealizadores da prova e entusiasta no melhoramento da raça Gir Leiteiro, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Francisco Palma Rennó, ressaltou a importância da parceria e também a iniciativa da APCGIL. “O Gir Leiteiro é hoje pungente na pecuária leiteira do Brasil e essa prova tende a valorizar ainda mais o crescimento da raça”.

“O futuro reserva dias importantes para o Gir Leiteiro e nesse sentido o trabalho da APCGIL é de fundamental importância para o crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade do negócio leite no Brasil”, argumenta Carlos Alberto da Silva, presidente da entidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.