Ausência de chuva favorece colheitas que estão em andamento
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Leonardo Gottems

AGROTEMPO

Ausência de chuva favorece colheitas que estão em andamento

Situação também favorece o desenvolvimento das pastagens de inverno
Por: -Aline Merladete
927 acessos

As chuvas em julho ficaram mais concentradas no Sul do país, com destaque para o norte do RS, onde os volumes foram até acima do normal para o período, o que favorece o desenvolvimento das pastagens de inverno.

De acordo com o relatório Agro Mensal do Itáu, no PR, MS, SP e MG o tempo permaneceu seco, dando boas condições ao avanço das colheitas de milho, cana, café e laranja. No ES choveu um pouco acima do normal mas sem maiores problemas na colheita do café, que caminha para o final no estado.

A situação também esteve favorável em MT e GO, com a colheita do milho safrinha em linha com a média histórica em todo o país, de mais da metade da área total colhida, e acima de 80% em MT.

A previsão da NOAA para as próximas duas semanas é de continuidade do tempo seco na maior parte do país, com exceção da faixa litorânea do ES para cima, extremo norte do Brasil e no centro-norte do RS, onde são esperadas pancadas de chuvas. Mas na Região Sul, essas chuvas serão abaixo do normal para o período, conforme indica a anomalia, principalmente em SC e PR.

A previsão é de que as chuvas retornarão à Região Sul  em meados do mês, mas não alcançarão o PR, SP e MG. Com isso, a perspectiva continua positiva para a evolução das colheitas de milho, algodão no cerrado e culturas perenes no sudeste. Já as temperaturas estarão em elevação nos próximos dias, amenizando preocupação de geadas no Sudeste e podendo subir além de 30 graus em partes do Centro
Oeste.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink