CI

Avanços no programa Soja Plus em 2012

Programa realiza Dias de Campo e implantará 21 propriedades modelos em MT


Programa de gestão econômica, social e ambiental realiza Dias de Campo e implantará 21 propriedades modelos em Mato Grosso. Prevista expansão para Bahia, Minas Gerais e Paraná

Até o dia 3 de março, cerca de 3 mil produtores de 10 municípios de Mato Grosso participarão de Dias de Campo para receber informações sobre o Soja Plus: como funciona, qual é o seu objetivo, o que foi feito em 2011, o que está previsto para 2012 e como poderão participar do programa.


Duas novidades, neste ano, chamam a atenção de quem acompanha a evolução do Soja Plus desde a sua criação, em 2011: a implantação de 21 propriedades modelos em Mato Grosso, que serão utilizadas como pontos de disseminação de experiências aos produtores, e a expansão do programa para Bahia, Minas Gerais e Paraná. No dia 9 de fevereiro, será assinado um acordo de parceria entre o Soja Plus, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/BA) e o Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães.

Fazendas Modelos - A adequação de construções rurais às normas de segurança e saúde ocupacionais, visando à qualidade de vida dos funcionários, será realizada em 21 fazendas. Haverá um planejamento das edificações rurais, levando em consideração as áreas de alimentação, moradia, oficinas mecânicas e depósitos de agroquímicos. As fazendas serão visitadas pelos produtores, que as utilizarão como modelos para as adequações em suas propriedades.

“Até certo ponto, é possível dizer que esse sistema de fazendas modelos é semelhante ao da Índia, onde há uma enorme quantidade de pequenas propriedades, o que dificulta muito a prática de assistência técnica individualizada”, diz Bernardo Pires, coordenador de sustentabilidade da ABIOVE. Em Mato Grosso, existem 6 mil fazendas, das quais 4 mil associadas à APROSOJA. As 21 fazendas modelos serão selecionadas nos 20 núcleos da associação.

Dias de Campo - O ano começou com a difusão do Soja Plus em Dias de Campo Fundação MT. O primeiro foi em Sapezal, em 19 de janeiro. Os seguintes foram em Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste. Até 3 de março estão previstos dias de campo em Campo Verde, Rondonópolis, Querência e Canarana.


O Soja Plus é organizado pela ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso e conta com os seguintes parceiros: ANEC, Fundação MT, ARES, Embrapa-Soja, Instituto Algodão Social, Famato/SENAR e Universidade Federal de Viçosa.

O programa oferece cursos, Dias de Campo e materiais didáticos para produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso sobre qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade econômica, qualidade do produto, responsabilidade ambiental e social.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.