CI

Aviadores agrícolas cobram BR Distribuidora por problemas

Empresa está vendendo lotes de gasolina de aviação (avgas) sem todos os padrões exigidos


Foto: Arquivo

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) está buscando uma reunião urgente com a direção a BR Distribuidora, que está vendendo lotes de gasolina de aviação (avgas) sem todos os padrões exigidos para as aeronaves, como foi alertado pela própria empresa, em um comunicado. A empresa divulgou outra nota nessa quarta, dizendo que suspendeu preventivamente a venda de avgas e iniciou o recolhimento do produto comercializado, devolução do lote armazenado e recebimento de novos lotes. 

Nesse cenário, o Sindag quer saber da empresa a real extensão do problema, sua causa, o que será feito em relação a quem problemas e, principalmente, quais as medidas para garantir que isso não se repita. O objetivo da entidade é a segurança de pilotos e pessoal em solo, além assegurar a tranquilidade das operações aeroagrícolas – em plena safra em diversas partes do País. 

Já a Agência Nacional do Petróleo (ANP), informou nesta quarta-feira (3) que havia sido comunicada na noite anterior, pela BR Distribuidora, sobre a existência de “um parâmetro fora dos limites de especificação na gasolina de aviação (avgas).” Em nota em seu site, a ANP explica que está buscando informações para entender a natureza e a extensão do ocorrido, para eventuais providências. 

Também nesta quarta, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou comunicado dizendo que segue acompanhando o caso e aguarda avaliação da ANP sobre a qualidade do combustível. A Anac também recomenda que, em caso de evidências de que algum operador tenha abastecido suas aeronaves com combustível fora dos padrões de segurança, que interrompam o uso e busquem imediatamente uma oficina de manutenção aeronáutica credenciada para uma avaliação mais detalhada. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.