CI

Balança comercial fecha maio com superávit de US$ 2,507 bilhões

A balança comercial brasileira registrou um superávit de 2,507 bilhões de dólares em maio, frente a um saldo positivo de 1,714 bilhão de dólares obtido em abril, informou nesta segunda-feira (02-05) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Nos cinco primeiros meses do ano, o saldo acumulado é de 8,045 bilhões de dólares, mais de quatro vezes superior aos 1,901 bilhão de reais acumulado no mesmo período de 2002.

Nos 21 dias úteis do mês, as exportações somaram 6,372 bilhões de reais, com média diária de 303,4 milhões de reais. As importações registradas foram de 3,865 bilhões de reais, com média diária de 184 milhões de reais. Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, adiantou que a balança iria bater um recorde ao registrar em maio um saldo superior a 2 bilhões de reais. Até a quarta semana de maio, o Brasil já acumulava um superávit comercial de 1,716 bilhão de dólares no mês.

Segundo o ministro, esse bom desempenho das exportações seria possível graças à diversificação da pauta de produtos exportados e de mercados. O Banco Central trabalha com uma projeção de um superávit de 16 bilhões de dólares para 2003. No mês passado o Ministério do Desenvolvimento anunciou esperar que o Brasil exporte este ano 8,0 bilhões de dólares a mais que em 2002, representando um crescimento de 13 por cento em relação às exportações totais de 60,362 bilhões de dólares do período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.